Nesta última quarta-feira, 24 de novembro, a Universidade Federal Fluminense realizou a entrega oficial da terceira subunidade de perícia médica fora de sede, vinculada à Coordenação de Atenção Integral à Saúde e Qualidade de Vida (Casq). A nova subunidade está situada na UFF de Volta Redonda e permitirá que os servidores dos três Institutos da universidade no município não precisem se deslocar até a sede, em Niterói, para realizar o exame.
“Este é mais um avanço focado na saúde e na qualidade de vida do servidor e representa também mais uma ação concreta de valorização das unidades do interior. E ainda temos mais entregas à vista. Estamos com o sistema de perícias por videoconferência adiantado e com outros programas na área da saúde a serem inaugurados, como o novo espaço de atendimento da Casq. São muitas realizações em prol do servidor e da servidora que tem contribuído para fazer a UFF se movimentar a despeito de tantos desafios”, ressalta o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.
O espaço de atendimento já existente precisava de reestruturação para atender a demanda, segundo o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Julio Cesar Andrade de Abreu. Por meio de articulação com a reitoria e direção das três unidades de Volta Redonda, foram realizadas a reforma e a adequação do espaço para ter ventilação natural e ajustes na parte elétrica, hidráulica e de redes/informática. “Também foram realizados serviços de pintura, colocação de forro e divisórias. A Casq forneceu equipamentos como maca, Epi, dentre outros. O recurso também viabiliza um novo posto de portaria para a segurança para a equipe da Casq e dos servidores em atendimento”, explica.
A coordenadora da Casq, Fátima Loureiro, explica que a readequação do espaço foi planejada para deixar o local acessível e permitir um atendimento ético, de forma que resguarde o segredo da informação fornecida ao perito. “A readequação também foi estruturada para que possamos realizar perícias por videoconferência. A UFF está atenta às necessidades dos servidores, com foco em gerar conforto, saúde e segurança para todos nós servidores e estamos trabalhando fortemente para isso”, ressalta.
Segundo a diretora da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica, Nadja Ávila, os servidores de Volta Redonda gastam meio dia para ir a Niterói e voltar. “Tem o deslocamento, realizar a perícia e depois retornar. Então é muito positivo para eles, que ganham qualidade de vida com a possibilidade de fazer a perícia em Volta Redonda”, comemora.
O diretor do Instituto de Ciências Exatas, Carlos Eduardo Fellows, também enalteceu a nova subunidade. “É um grande avanço, um ganho de tempo muito grande para os funcionários e para todo o sistema aqui em Volta Redonda. Quem sabe, mais pra frente, nós consigamos até ampliar esse sistema, colocando um ambulatório dentro da nossa unidade. O objetivo é atender de uma forma mais global ainda não só os funcionários, como também estudantes e terceirizados”.
Além de Volta Redonda, a UFF possui outras subunidades avançadas de perícia médica que estão sendo implantadas com a tecnologia de videoconferência: Rio das Ostras e Campos. Em breve também será inaugurada a de Nova Friburgo.