01 de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. No Brasil, o  alto índice de adolescentes e maiores de 45 anos infectados com o vírus é um alerta para discutirmos sobre essa doença, mas também sobre todas aquelas conhecidas como sexualmente transmissíveis. Aqui na UFF, a preocupação com essa temática já faz parte da rotina de um grupo de pesquisadores por cerca de 30 anos. O Setor de DSTs, associado ao Instituto Biomédico, é um polo de ensino, pesquisa e extensão, que realiza estudos sobre Aids, Sífilis, Gonorreia, HPV, Hepatites B e C e outras infecções.

Além disso, o setor também oferece atendimentos voltados para a comunidade acadêmica e a população em geral, entre os quais destacam-se: exame do colo do útero, testes rápidos de sorologia para sífilis, HIV, hepatite, distribuição de materiais informativos e preservativos, além da realização de pesquisas, com estudantes e meninos de comunidades do entorno, sobre o HPV, que provoca o câncer de colo do útero.

A educação e o diálogo ainda são os melhores caminhos na prevenção contra essas doenças. Então, use camisinha nas relações sexuais, faça exames preventivos, realize testes de sorologia e procure as vacinas disponíveis nos centros de saúde, inclusive na UFF, que disponibiliza a vacinação contra a Hepatite B. Nas unidades de saúde do governo é possível encontrar, gratuitamente, doses de vacina contra o HPV para meninos e meninas, entre a faixa etária de 09 a 26 anos.

Caso queira obter mais informações sobre agendamento de exames, testes e vacinas, entre em contato com o setor de DSTs da UFF pelo telefone 2629-2494/2495 ou pelo e-mail dst@dst.uff.br. E o mais importante, cuide-se e oriente seus familiares e amigos sobre a necessidade da prevenção!

Pular para o conteúdo