Chás, pomadas caseiras, infusões de ervas: você provavelmente já utilizou uma ou mais destas técnicas quando estava se sentindo fraco ou doente. Estes são alguns exemplos de terapias e remédios da chamada medicina alternativa, que ainda incluem práticas de acupuntura, quiropraxia, hipnose e outros tipos de terapias que atuam como um complemento. A medicina alternativa busca assim potencializar a melhora do quadro clínico e envolve corpo, espírito e mente, além de proporcionar mais alternativas de cura, com efeitos colaterais reduzidos, dando ao paciente maior qualidade de vida.

Uma das práticas que essa medicina oferece é o shiatsu, e você pode ter acesso a ela aqui na UFF, servidor. O shiatsu é uma forma de manipulação aplicada com os polegares, dedos e palmas das mãos que aplica pressão em determinados pontos do corpo para corrigir disfunções internas, promover a saúde, tratar doenças específicas e melhorar a dor física local. Além disso, o shiatsu restabelece o fluxo do Ki (energia), pois de acordo com a medicina oriental, através da pressão exercida sobre os pontos, o órgão relacionado irá produzir mais Ki para circular.

O shiatsu está disponível para os servidores ativos de todas as idades no Espaço de Saúde (Rua Miguel de Frias, nº 9 – Térreo, prédio anexo à Reitoria). O atendimento ocorre às sextas-feiras, mediante agendamento, e existe uma fila de espera. O servidor pode realizar até 5 sessões e os interessados devem agendar o atendimento por telefone (21 2629-5278 ou 21 2629-5279) e informar os seguintes dados: nome, telefone de contato e e-mail.

Além do shiatsu, o NEPIC (Núcleo de Estudos e Práticas Integrativas e Complementares da UFF) foi criado pelo Departamento de Saúde e Sociedade para divulgar as diversas práticas integrativas e complementares dentro e fora da universidade. Oferecido pelo Núcleo, a MOSTRA PICs foi proposta para divulgá-las. No dia 3 de julho, por exemplo, serão oferecidas duas delas: Constelação Familiar (vivência em grupo) com a professora Gleyce Moreno Barbosa e o Projeto Cuidar (atendimentos com várias práticas integrativas) com a professora Fátima Helena do Espírito Santo. A primeira prática consiste em uma breve terapia e seu principal objetivo é restabelecer a harmonia do indivíduo para que as diferentes áreas de sua vida possam ‘fluir’. Diversos temas podem ser constelados, como: relacionamento conflituoso com a mãe ou o pai; dificuldade de conseguir emprego; dificuldade em estabelecer um relacionamento afetivo; temas relacionados à saúde, etc. Serão realizadas atividades, dinâmicas e exercícios relacionados. Já o Projeto Cuidar é uma atividade de extensão em que serão vivenciadas práticas como auriculoterapia, acupuntura, shiatsu, reflexologia das mãos e terapia floral, com o objetivo de proporcionar equilíbrio, autoconhecimento e saúde integral.

A MOSTRA PICS acontecerá no dia 03 de julho, entre 13h e 17h no Campus do Gragoatá – Bloco F, nas salas 304 e 306, e tem como público-alvo estudantes, docentes e técnicos administrativos, além da comunidade externa. As vagas são limitadas, então os interessados devem chegar com 20 minutos de antecedência. Para mais informações, envie um e-mail: mostrapicsuff@gmail.com.

Pular para o conteúdo