A equipe da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Volta Redonda destacou-se na V Competição Brasileira de Direito e Processo Penal, promovida pelo Instituto de Ciências Penais (ICP), em Belo Horizonte. A competição reúne estudantes de Direito de todo o país para resolver casos criminais fictícios, abrangendo a elaboração de peças processuais e a realização de sustentações orais.
Entre as 50 equipes inscritas, duas representaram a UFF de Volta Redonda e avançaram para a fase oral, que reuniu as 30 melhores classificadas. Nessa etapa, uma das equipes, a número 10, alcançou as quartas de final, figurando entre as 8 melhores e garantindo o 5º lugar na média geral e o 3º lugar na fase oral.
O professor Leonardo Costa de Paula, um dos orientadores da equipe, destacou a dedicação e organização por trás do resultado: “A UFF, por meio dos seus professores orientadores, prepara os discentes por 8 meses, desde o lançamento do edital, para compreenderem o caso jurídico e a solução para este caso, com preparação de memoriais escritos e sustentação oral. A posição da equipe demonstra o esmero técnico de discentes e docentes em conjunto”.
Além disso, ele ressaltou o apoio da instituição para viabilizar a participação presencial dos alunos: “Por meio da Coordenação de Operações e Finanças (COF), foram concedidas diárias para que os estudantes fossem a Belo Horizonte concorrer, já que só existe modalidade presencial.”
A equipe contou com a orientação dos professores Leonardo Costa de Paula, Edson Amaral, Carlos Eduardo Cunha Martins Silva, Gisela França, Marcelo de Carvalho e do egresso Gabriel Teles.