Notícia

Enactus UFF: organização impacta vidas através do empreendedorismo social

Projeto integra rede internacional que desenvolve iniciativas empreendedoras com viés social, econômico e ambiental

A expressão “ação empreendedora” remete ao comportamento de pessoas que buscam soluções e enxergam oportunidades mesmo em um cenário com riscos e conflitos. Não à toa, esse conceito está presente no cerne da Enactus UFF, organização sem fins lucrativos e também um projeto de extensão criado por estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF). A iniciativa promove a realização de ações empreendedoras e põe em prática programas de capacitação e de desenvolvimento social através da responsabilidade e do respeito ao meio ambiente.

O projeto faz parte, em conjunto com diversas universidades brasileiras, da Enactus Brasil. Esta, por sua vez, representa um dos 35 países ao redor do mundo que também realizam o programa em Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas. A relação entre as unidades é muito forte, como explica a coordenadora do programa e professora do Departamento de Engenharia de Produção da UFF, Níssia Bergiante: “Há grupos online com integrantes dos times de todo o Brasil, onde é incentivada a troca de informações e o conhecimento. Além disso, a Enactus Brasil possui em seu site a ‘Trilha do Conhecimento’, no qual são disponibilizados materiais didáticos que podem ajudar os times. Por fim, anualmente é realizado o Encontro Nacional Enactus Brasil (ENEB), onde são realizadas palestras, rodas de conversas, exposições de artigos científicos e premiações.”

Existem muitas versões do programa espalhadas pelo país e cada uma produz seus próprios projetos. Na Enactus UFF, há dois projetos vigentes: o Aiyra Empreende e o Ty. O primeiro consiste na capacitação de mulheres empreendedoras de baixa renda por meio de mentorias, cursos e rodas de conversa online, com o propósito de potencializar cada negócio e, assim, aumentar a renda mensal de cada integrante da comunidade. Através dessa ação, a Enactus UFF conseguiu impactar a vida de 23 mulheres, sendo elas da Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. Uma delas, Rhayssa Belotti, moradora de São Gonçalo/ RJ, demonstrou grande satisfação com o Aiyra Empreende. “Eu tenho 2 filhos, temos passado por situações tensas, mas quero ser feliz. Quero trabalhar com algo que me faça feliz e que faça os outros felizes também. Comentei com uma amiga hoje, se não fosse o projeto, depois desse final de semana eu teria desistido”, afirmou.

Através do Airya Empreende, a Enactus UFF foi finalista do programa Bic: “Escrevendo o futuro, juntos!”, em parceria com a Enactus Brasil, que proporcionou mentoria e fomento aos projetos. Recebeu também o Top 8 Ford Fund Covid-19 College Challenge, parceria com a Ford para incentivar universitários a desenvolver soluções inovadoras que melhoram a qualidade de vida e a condição econômica da população mais vulnerável no pós-pandemia. Por fim, fez parte do Top 12 Ford C3: Diversidade, Equidade e Inclusão, outra parceria com a Ford que incentiva projetos que abordam as principais questões de diversidade e inclusão.

Reunião com empreendedoras contempladas pelo projeto. Projeto Aiyra via Instagram.

Já o projeto Ty tem como base a responsabilidade social e o respeito ao meio ambiente para aumentar a qualidade de vida da comunidade. Isso está sendo realizado através da produção e venda de um filtro de baixo custo no município de Maricá, instalado na estrutura hídrica da casa dos moradores. O Ty, projeto mais recente da Enactus UFF, foi selecionado para participar do Ideiaz – Powered by InovAtiva, programa gratuito que oferece apoio de incubadoras e aceleradoras de todo o país para o desenvolvimento de projetos inovadores tradicionais e de impacto socioambiental.

Ambos os projetos são produzidos com base no empreendedorismo socioambiental. Nesse sentido, vale ressaltar que, de acordo com a presidente da Enactus UFF e estudante de Arquitetura e Urbanismo Bianca Lopes, o projeto está comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, desde sua criação e até seu impacto na comunidade. Nesse contexto, o Aiyra Empreende está relacionado à ODS 4: Educação de Qualidade, que assegura a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; e o Projeto Ty está associado à ODS 6: Água Potável e Saneamento, que garante disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

Nas palavras da presidente, “a promoção do empreendedorismo em conjunto com práticas socioambientais consiste na criação de soluções, como produtos, serviços e projetos para impactar positivamente as comunidades, objetivando a melhoria dos seus desafios sociais e ambientais enfrentados no cotidiano. Os projetos se iniciam quando os membros enxergam oportunidades de atuação, identificando suas necessidades por meio de pesquisas online ou em campo, para, em conjunto com os beneficiados, desenvolverem soluções criativas e inovadoras”.

Baseando-se em todas essas ações, a diretora de marketing do programa e estudante de Farmácia da UFF Inaiá Sodré, listou os maiores benefícios proporcionados pelo projeto tanto para a comunidade quanto para os próprios integrantes. Em suas palavras:

“Acredito que o projeto empodera as pessoas; possibilita aos universitários praticarem as habilidades adquiridas na graduação; incentiva o aprendizado sobre diversos temas; promove retorno da universidade à sociedade; desenvolve diversas habilidades nos universitários e nos beneficiados pelos projetos; e, principalmente, promove a educação como fonte de transformação social”, finaliza.

Pular para o conteúdo