Na última quinta-feira, 20 de março, a Universidade Federal Fluminense (UFF) foi certificada com o Selo ODS Educação, em reconhecimento a iniciativas de impacto social na área da educação que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia nacional foi realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e reuniu instituições de ensino de todo o país, em uma iniciativa promovida pelo Instituto Selo Social, GT Agenda 2030 e UNB 2030.
A UFF foi uma das 74 instituições de ensino premiadas no evento e teve duas propostas na lista oficial de projetos certificados pelo Selo ODS Educação 2024. A primeira delas é o projeto “Gestão de Resíduos: Implantação da Coleta Seletiva na Universidade Federal Fluminense”, cujo objetivo principal é reduzir o impacto ambiental das atividades desenvolvidas pela universidade através da coleta seletiva, assim como educar e sensibilizar a comunidade sobre a importância das boas práticas visando a sustentabilidade.
A outra iniciativa é o projeto “A mobilidade por bicicleta como ferramenta de sustentabilidade e acesso à cidade e à Universidade”, que tem como meta elaborar um diagnóstico e planejamento para o incentivo ao uso de bicicletas pela comunidade acadêmica da Universidade Federal Fluminense. Entre os objetivos específicos, a proposta do projeto envolve produzir, consolidar e analisar informações quanto ao uso da bicicleta por estudantes da UFF, com levantamento de necessidades, atores e demandas, propostas gerais e específicas para melhorias de infraestrutura para o sistema de mobilidade, impacto do projeto para o ambiente e mapeamento da redução da emissão de gases de efeito estufa, entre outros objetivos.
Segundo a pró-reitora de Extensão, professora Leila Gatti Sobreiro, a certificação da UFF na edição de 2024 do Selo ODS Educação reafirma o protagonismo da universidade pública na construção de políticas comprometidas com a transformação social e ambiental do país. “Este reconhecimento é resultado de um projeto institucional que integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) às práticas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, com foco em inclusão, sustentabilidade e na territorialização das metas globais da Agenda 2030 ao contexto local. Ao alinhar o ODS 4 (Educação de Qualidade) a ações como mobilidade urbana sustentável e gestão de resíduos, vinculadas ao ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), a UFF mostra que é possível fazer uma universidade comprometida com o presente e o futuro da sociedade brasileira”, destaca.
O evento realizado no Museu do Amanhã contou ainda com discussões nacionais sobre ODS 18, Educação e Sustentabilidade e reuniu representantes de diversas universidades e organizações comprometidas com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A cerimônia foi uma oportunidade para fortalecer parcerias e trocar experiências sobre iniciativas que estão gerando impactos positivos nas comunidades acadêmicas e locais. “Desde o início da nossa gestão, temos orientado todas as ações com foco na acessibilidade, na inclusão e na sustentabilidade – conceitos que se tornaram eixos transversais das nossas políticas institucionais. Foi com esse propósito que designamos a Proex como secretaria executiva do Plano de Logística Sustentável da UFF, garantindo uma integração efetiva entre extensão e gestão universitária. Esta certificação representa mais um passo concreto na construção de uma universidade alinhada às necessidades locais e aos desafios globais”, afirma o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.