Nesta segunda-feira, 24 de março, acontece a cerimônia de lançamento da Cuidoteca UFF, um projeto piloto pensado para acolher crianças de 3 a 10 anos enquanto seus responsáveis realizam suas atividades acadêmicas e profissionais na universidade. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Universidade Federal Fluminense, sob responsabilidade do Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF).
Segundo a Secretária Nacional da Política de Cuidados e Família, Laís Abramo, as “cuidotecas” constituem uma das principais propostas do Plano Nacional de Cuidados, e têm como objetivo oferecer acolhimento adequado a crianças, em espaço seguro, acessível e protegido, a fim de liberar o tempo de estudantes e trabalhadores(as) com responsabilidades familiares (mães, pais, avós, avôs, entre outros). Para a secretária, “poder fazer essa primeira experiência em um trabalho tão colaborativo com a UFF é extremamente importante”, ressalta.
O reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, também destaca a relevância da iniciativa: “Essa parceria é importante porque articula uma política pública do Governo, uma política original de cuidados, com a nossa missão institucional. A UFF se caracteriza por ser uma universidade inclusiva e essa iniciativa é mais uma política que vai nessa direção de cuidar das pessoas”, afirma.
As atividades da Cuidoteca UFF terão início hoje e atenderão a 40 crianças entre 3 e 10 anos, das 17h às 22h, no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF), em Niterói. Para o diretor do Coluni, o professor Charleston José de Sousa Assis, receber a primeira cuidoteca do país é uma honra e uma grande responsabilidade. “Trata-se de um projeto piloto feito para que se multiplique por todo Brasil e que vai compor a Política Nacional de Cuidados do Governo Federal. É uma honra e um grande desafio para nós”, finaliza.
A cobertura financeira do projeto, no valor total de aproximadamente dois milhões de reais, será realizada através de TED pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), demonstrando a importância de parcerias estratégicas para a universidade, bem como de recursos provenientes de emenda parlamentar destinada pela deputada federal Talíria Petrone.
Informações sobre o evento
Dia do lançamento: 24/03/2025
Horário: 18h às 20h
Local: Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni-UFF)
Endereço: Rua Alexandre Moura, 8, São Domingos, Niterói, RJ
18 h – Mesa de Abertura:
Antonio Claudio Lucas da Nóbrega – Reitor da UFF
Laís Wendel Abramo – Secretária Nacional de Cuidados e Família/MDS
Talíria Petrone – Deputada Federal (PSOL)
Charleston Assis – Diretor do Coluni-UFF
19h- Palestra Magna:
Cuidotecas: Política de cuidado para quem cuida e quem é cuidado
Laís Wendel Abramo – Secretária Nacional de Cuidados e Família/MDS
19h45 – Ato Solene de Lançamento
• Apresentação da parceria entre SNCF e UFF, Diretora Maria Carolina Alves.
• Apresentação do Projeto Cuidoteca UFF, Professor Charleston Assis:
20h – Encerramento