Nesta edição do informativo, o nosso enfoque está no Programa “UFF Responde”, veiculado no canal oficial da Universidade no Youtube. Todo mês, compartilharemos aqui os principais assuntos discutidos por diferentes especialistas da casa, sobretudo, na área da saúde. A temática da vez é a vacinação contra o coronavírus. O tema continua em alta porque ainda são muitas as dúvidas quanto ao combate à doença e aos imunizantes disponíveis no país.
Confira abaixo um resumo dos vídeos veiculados neste mês de março e clique no link para assisti-los na íntegra. Se você deseja receber notificações por e-mail ou no celular quando um novo conteúdo for postado no Youtube da UFF, é só se inscrever no canal agora.
Por mais que o ritmo de vacinação ainda esteja lento no Brasil e um grupo específico da população seja prioritário neste momento, algumas questões ainda persistem e uma delas é a obrigatoriedade da vacinação. A professora Regina Flauzino, do Instituto de Saúde Coletiva da UFF, foi uma das convidadas no mês de março para responder essas perguntas: A vacinação é obrigatória? É preciso se cadastrar para receber a vacina? Quais documentos devo apresentar? Assista o vídeo agora!
“Mas se eu já tive Covid-19, qual a necessidade de tomar a vacina?” Quem nunca ouviu essa pergunta nos últimos dias? Com base em informações puramente científicas, o professor André Ricardo, da Faculdade de Medicina, esclarece essa dúvida bem comum no imaginário de muitas pessoas e ainda traz dados sobre quanto tempo dura a imunidade após a aplicação da vacina. Clique aqui e assista o vídeo na íntegra.
Gravidez e amamentação versus Covid-19 e vacinação. Muitas mães em período de aleitamento e futuras mamães têm se questionado quanto aos riscos e benefícios dos imunizantes nestas condições. Por isso, a professora Tatiana Guimarães, da Faculdade de Medicina da UFF, aborda o tema e ainda explica se a vacina contra o coronavírus é indicada para alérgicos ou para quem faz uso de outros medicamentos. Só clicar aqui para conferir.