Pular para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Notícia

UFF lança edital para Prêmio de Reconhecimento Acadêmico

A Universidade Federal Fluminense, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) e da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), lança nesta semana edital para seleção de estudantes interessados em se candidatar ao Prêmio de Reconhecimento Acadêmico. O aluno poderá se inscrever no primeiro semestre letivo de 2016, em data a ser divulgada, e em formulário próprio, preenchido e assinado, apresentando ainda histórico escolar atualizado. Com entrega prevista para o segundo semestre de 2016, o prêmio tem por objetivo agraciar os estudantes de graduação que estiveram presentes às aulas, em 2014 e 2015.

De acordo com o pró-reitor da Proaes, Sérgio José Xavier de Mendonça, a premiação difere de outras, na medida em que, em vez de a universidade focar essencialmente o produto final, visa ao desenvolvimento acadêmico do aluno ao longo do seu período de estudo na universidade. “Essencialmente, o que será buscado é o crescimento acadêmico do estudante de um ano para o outro”, explicou.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Renato Crespo Pereira, os estudantes dos “campi” de Niterói poderão entregar a documentação, na CAA/Proaes, das 8h às 16h, em envelope lacrado e identificado em caixa alta: “PRÊMIO DE RECONHECIMENTO ACADÊMICO 2016”, nome do aluno solicitante, matrícula, curso e localidade. Já os alunos de unidades do interior deverão entregar seus envelopes devidamente lacrados e identificados nas respectivas coordenações de curso.

Para o professor Renato Crespo, com a criação desse prêmio, a UFF reafirma o seu compromisso com o mérito acadêmico a partir de uma política educacional que visa à valorização de seus alunos. “A universidade reconhece a dedicação e o desempenho dos estudantes ao longo de sua graduação, além de incentivar e motivar os universitários na busca da melhor formação profissional”, afirmou.

As coordenações de curso das unidades do interior ficarão responsáveis pelo encaminhamento dos envelopes à CAA/Proaes, situada na Reitoria da UFF. Entretanto, esclarece Renato Crespo, somente os estudantes dos “campi” do interior poderão, excepcionalmente, enviar a documentação em arquivos anexados para o e-mail apoioacademico@proaes.uff.br referindo no assunto: “INSCRIÇÃO NO PRÊMIO DE RECONHECIMENTO ACADÊMICO 2016”.

Todos os estudantes de graduação de cursos presenciais da UFF poderão solicitar inscrição ao prêmio, desde que atendam às seguintes condições: estar regularmente matriculado, e não trancado, em cada semestre letivo dos anos de 2014 e 2015, exceto em caso de mobilidade acadêmica; ter sido aprovado em todas as disciplinas nas quais se inscreveu nesse período; ter cursado, em cada semestre letivo de 2014 e 2015, pelo menos uma disciplina obrigatória do seu curso de graduação, excluídas as disciplinas de estágios, monografias, trabalhos de conclusão de curso, etc.; além de ter média nas disciplinas obrigatórias de 2015 igual ou superior a nove, ou que tenha superado a média obtida dentre as disciplinas obrigatórias de 2014 em pelo menos 15%, excluídas também as disciplinas de estágios, monografias, trabalhos de conclusão de curso e equivalentes.

Os documentos entregues durante o período de inscrição serão analisados por uma comissão constituída por membros da Proaes e da Prograd, com o objetivo de verificar o cumprimento das exigências contidas no edital. Logo depois, será divulgada no site da UFF (www.uff.br) a lista com os nomes dos alunos premiados, a partir do início do segundo semestre letivo de 2016.

O prêmio

Os certificados de premiação serão entregues pelo reitor da UFF, Sidney Mello, ou por um representante legal, em solenidade especial, em data e local que serão divulgados na ocasião. Para outras informações, acesse o Edital 16 na página da UFF. “Com o prêmio, esperamos incentivar o estudante de graduação a melhorar o seu desempenho. Como consequência indireta, pretendemos aumentar os indicadores de sucesso na graduação e, principalmente, formar profissionais mais capacitados para atuar na sociedade”, ressaltou Sérgio Mendonça.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.