A Universidade Federal Fluminense (UFF) aceitou o convite realizado pelo Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (United Nations Institute for Training and Research – UNITAR/ONU) para fazer parte de uma rede de universidades latino-americanas voltada para o desenvolvimento sustentável. O convite partiu das Comissões Permanentes de Sustentabilidade e de Acessibilidade e Inclusão e tem o objetivo de fomentar a troca de conhecimento especializado entre os participantes, visando atender os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A rede de universidades terá uma plataforma online para troca de boas práticas de cada instituição e acesso a cursos elaborados pelas universidades sobre desenvolvimento sustentável. Além disso, a comunidade acadêmica da UFF também terá acesso a cursos exclusivos produzidos pela ONU sobre os 17 objetivos do milênio. A iniciativa da UNITAR/ONU visa criar parcerias de pesquisa, eventos e desenvolvimento de ações que vão em direção à agenda de desenvolvimento sustentável.
O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, explicou que a parceria reforça o papel da universidade como instituição de excelência e liderança nas ações de desenvolvimento sustentável na América Latina. “Recebemos esse convite da ONU com muita satisfação e compromisso renovado com uma agenda cooperativa, não competitiva, entre países e pessoas da América Latina. Internamente, articulamos essa proposta com nossas comissões de acessibilidade e de sustentabilidade e entendemos que é uma excelente oportunidade para integrar uma rede internacional de ensino e pesquisa. É um reconhecimento importante da excelência da atuação da UFF nessas áreas e que nos permitirá colaborar e trocar conhecimento em nível global”.
De acordo com a superintendente de Relações Internacionais, Lívia Reis, essa parceria é uma grande oportunidade para que a UFF enfatize a agenda de sustentabilidade, produzindo material de qualidade para compartilhar com nossos países vizinhos e divulgando essas ações dentro da própria comunidade acadêmica.
– A UFF foi convidada pela UNITAR, que é um braço da ONU voltado à educação e pesquisa, para integrar a rede latino-americana de universidades. Fomos convidados pela importância que a UFF tem no cenário latino-americano. Isso vai jogar luz para as áreas de sustentabilidade e acessibilidade.
Com a assinatura do Termo de Referência consolidando a participação da UFF, o próximo passo será a criação de um Grupo de Trabalho para elaborar as medidas a serem implementadas.