A Universidade Federal Fluminense registrou no ano de 2020 o maior número de estudantes concluintes dos cursos de graduação entre todas as Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil. A marca de mais de 6 mil concluintes foi divulgada na última semana no censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). No mesmo ano, a universidade teve o menor índice de evasão desde 2014 nos cursos de graduação presenciais.
Com a sensação de dever cumprido, o reitor da UFF Antonio Claudio Lucas da Nóbrega comemora os índices e ainda reitera o seu compromisso à frente da Instituição para superar outras marcas. “Este avanço é resultado de todo esforço, excelência e competência da nossa comunidade acadêmica e da sua capacidade de resiliência. É também oriunda de uma gestão eficiente, inclusiva e inquieta. Temos inovado e superado desafios inimagináveis, sempre com a prioridade nas pessoas, na inclusão social e na efetivação de ações concretas e políticas de permanência. Já temos metas e planos para novas conquistas. Avançar ainda mais nas políticas de assistência estudantil, de inclusão racial e de gênero é o nosso compromisso para garantir que cada estudante que entre pela porta da nossa universidade saia com seu diploma na mão e se sinta apoiado e parte da UFF para sempre”, afirma o reitor.
Os excelentes resultados são fruto de diferentes políticas implantadas pela universidade visando a permanência do discente no ensino superior. Especialmente em 2020, ano em que se deflagrou a pandemia de Covid-19 no mundo, a UFF se organizou para oferecer uma estrutura acadêmico-pedagógica inovadora e inclusiva. Assim, iniciou uma série de ações orientadas para os estudantes de graduação durante o ensino remoto emergencial, tendo como base as recomendações dos grupos de trabalho empenhados em analisar o cenário da pandemia no estado, a fim de garantir a segurança de toda comunidade acadêmica.
Através do Programa Integrado de Inclusão Digital e Apoio às Atividades Acadêmicas, lançado em 2020, ocorreu o empréstimo de chromebooks, a oferta de chip ou chip com modem e auxílio emergencial no valor de R$250 reais para atender as demandas dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, entre outras propostas. Algumas iniciativas de apoio à saúde mental do corpo discente, como acolhimento e escuta psicológica, além da promoção de rodas de conversas, se somam aos demais projetos institucionais criados para assistir a comunidade interna, como o de suporte à formação dos docentes e aos estudantes de licenciatura, capacitação de servidores, etc.
Segundo a Pró-reitora de Graduação da UFF, Alexandra Anastácio, o bom desempenho se deve à articulação institucional da Reitoria que liderou a construção coletiva de diretrizes concretas para o processo de implementação do ensino remoto emergencial e agora para o processo de transição gradual e segura para o presencial. “Este resultado só demonstra a competência e sensibilidade da UFF em atuar no cenário da pandemia não adiando a continuidade das atividades acadêmicas a partir de 2020 e oportunizando ações criativas, culturais e humanas, fundamentais para a aprendizagem significativa, crítica e reflexiva. Não é por acaso que a PROGRAD participou ativamente e coletivamente deste processo, construindo normativas, orientando toda a comunidade, promovendo ações para o ingresso, permanência e conclusão dos estudantes, que culminou com a regularização do nosso calendário em 2022. Nosso foco sempre foi o uso de estratégias transformadoras do processo de ensino aprendizagem de forma inclusiva por meio da incorporação de ações como: estímulo à elaboração de projetos de ensino de graduação visando o combate à retenção e evasão, inclusão de Políticas Afirmativas nos programas de bolsas, capacitação docente por meio do Programa de Inovação e Assessoria Curricular, ampliação dos campos de estágio e prática discente. Este é o resultado do trabalho coletivo e sério de toda a comunidade”, finaliza Anastácio.
No documento disponibilizado pelo INEP é possível ainda verificar outros dados de relevância da UFF referentes ao ano de 2020, como o número de vagas oferecidas e candidatos inscritos nos cursos de graduação presenciais e à distância; número de pólos, ingressos totais e ingressos por processos seletivos; quantitativo de docentes e técnicos administrativos, entre outros.