O edital do Programa Bolsa Acolhimento para Estudantes Ingressantes 2020 está reaberto a partir desta segunda-feira, dia 21 de setembro. Inicialmente, a chamada começou em março, mas estava suspensa desde o início da pandemia para a digitalização do processo administrativo. O edital já está disponível, as inscrições e a submissão de documentação devem ser realizadas exclusivamente online pelo Sistema de Bolsas da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Importante destacar que os estudantes que já se inscreveram já estão automaticamente inscritos e não precisam realizar nenhuma ação. Além disso, para os novos participantes, o edital tem aperfeiçoamentos que facilitam o andamento do processo. Ingressantes do Sisu 2020/1 pela ação afirmativa de renda devem submeter os comprovantes de avaliação socioeconômica ou declaração de regularidade de matrícula que especifica a cota. Outra novidade é que os estudantes que já participaram de editais emergenciais anteriores não precisam enviar nova documentação, exceto em casos de alteração de renda ou composição familiar.
De acordo com o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a retomada do edital foi possibilitada por um trabalho de gestão que transformou o processo de submissão, avaliação, aprovação e assinatura das bolsas. “Atendemos uma demanda do movimento estudantil e cumprimos um compromisso da gestão de desburocratizar e facilitar o acesso às bolsas e auxílios. Além disso, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES) e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), em trabalho conjunto, completaram a digitalização do Programa Bolsa Acolhimento. Agora, teremos um andamento simplificado, mais rápido e que evita o deslocamento ou a impressão desnecessária de papéis. Até a assinatura do termo de compromisso será realizada pelo sistema”, afirma o reitor.
O objetivo do programa é de conceder recurso financeiro mensal aos discentes regularmente matriculados nas disciplinas do primeiro período dos cursos de graduação, modalidade presencial, e que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Segundo o reitor, esse edital é extremamente importante para contribuir para a permanência e desempenho dos estudantes de graduação matriculados nos cursos de graduação modalidade presencial. “Esse é o primeiro contato dos discentes com os auxílios de assistência estudantil e supre uma demanda muito imediata de pessoas em vulnerabilidade social que ingressaram na universidade. Depois disso, elas podem participar em outros programas da UFF”, explica Antonio Claudio.
A inscrição no Programa Acolhimento para Estudantes Ingressantes será realizada através de inscrição online. As solicitações serão recebidas somente por meio eletrônico e obedecerão às regras dispostas no Edital.