Energia elétrica, água, manutenção e limpeza são alguns dos principais gastos da nossa instituição, que junto com outras despesas representam cerca de 16 milhões de custos mensais para a UFF. Além do alto impacto financeiro para a universidade, o consumo destes bens atinge diretamente o meio ambiente. Por esse motivo, convidamos você, servidor, a vestir a camisa da nova campanha institucional “Quem se liga, desliga”, focada no uso consciente de energia elétrica dos nossos campi.
Você tem ideia, por exemplo, do quanto pagamos mensalmente somente na conta de luz? Hoje, o gasto gira em torno de 2,6 milhões de reais por mês, um valor altíssimo! Tendo em vista o atual cenário econômico da UFF, incluindo o bloqueio orçamentário sofrido pelas universidades federais, é importante lembrar que é responsabilidade de todos nós, integrantes da comunidade acadêmica, pouparmos e preservarmos o nosso espaço e os recursos do planeta.
E para termos sucesso nessa missão, é importante que estejamos cientes dos principais gastos para evitar o desperdício de energia elétrica. Vamos juntos repensar as nossas práticas de consumo nos espaços acadêmicos e administrativos. Afinal, uma redução no consumo de energia pode ser utilizada, inclusive, a favor da própria UFF, na melhoria das nossas estruturas, ambientes de trabalho e salas de aula.
A seguir, apresentamos algumas sugestões de como, através de atitudes simples e rápidas, você, servidor, pode colaborar!
- Agosto é o mês de bandeira tarifária vermelha. Se possível, mantenha as lâmpadas do seu setor apagadas e prefira a luz solar. Abra a cortina e a janela para favorecer a iluminação do seu ambiente de trabalho e também para circulação de ar. Em dias amenos e frios, evite o uso do ar condicionado;
- A partir das 18h, o custo com a energia elétrica é 5 vezes maior! Não se esqueça de apagar as luzes no final do dia, computadores e demais acessórios, como impressoras, estabilizador e etc. Aliás, opte por um horário de expediente que vá até as 17h;
- Desligue as lâmpadas de locais que não estejam em uso, como laboratórios, salas de reunião e de aula, copas e auditórios, sobretudo, após as 18h;
- Na hora do almoço, desligue os computadores, as luzes e o ar condicionado que não serão utilizados;
- Caso utilize o ar condicionado da sua sala, verifique se não tem nenhum objeto obstruindo a saída do ar, até mesmo cortinas, a fim de que o aparelho funcione plenamente;
- Se existirem dois ou mais elevadores no hall, opte por acionar apenas um. Em caso de deslocamentos curtos, para subir um andar ou descer dois, por exemplo, utilize as escadas. Faz bem, inclusive, para a sua saúde. Não sobrecarregue também o limite máximo de pessoas por elevador. É mais seguro e econômico.
Espalhe essa campanha para os seus colegas de trabalho e os incentive a poupar energia e, consequentemente, reduzir os nossos custos. Agir coletivamente é a chave para alcançarmos as mudanças que desejamos!
Clique na imagem abaixo e assista o vídeo da campanha!