A partir de fevereiro, a UFF inicia o enquadramento de seus servidores no Plano de Carreira dos Cargos Técnicos e Administrativos em Educação. Os funcionários receberão, junto com o contracheque, no dia 2, uma cartilha explicando o novo plano e um termo de opção em que deverão informar se vão aderir a ele ou não.
O novo plano, que dá ênfase à qualificação do servidor, apresenta cinco níveis de classificação, quatro de capacitação e 39 padrões de vencimento. Assinada no dia 12 de janeiro, a lei nº 11091 dá prazo de 90 dias para que as instituições enviem ao MEC o enquadramento de todos os seus servidores. Os termos de opção dos 7.056 funcionários, incluindo aposentados e pensionistas, deverão ser levados, a partir do dia 10 de fevereiro, a um dos postos de entrega que estarão instalados em todos os campi da universidade.
Uma comissão formada por 14 servidores – sete escolhidos pela administração e sete pelo Sintuff – vai se instalar em 17 de fevereiro para organizar o envio dos dados ao MEC antes de 12 de abril, quando o prazo chega ao fim. O final do prazo de entrega dos termos de opção, que também serão definidos pala comissão, ainda não está definido, mas não deve ultrapassar o fim do mês.