Em evento realizado na tarde de ontem, dia 19 de abril, o Governo Federal anunciou o repasse de 2,44 bilhões de reais para universidades e institutos federais. O objetivo da ação é recompor o orçamento das instituições, que vêm sofrendo com sucessivos cortes nos últimos anos.
Na ocasião, o presidente Lula destacou a relevância das instituições de ensino superior para a resolução de problemas sociais, o que garante um salto qualitativo no desenvolvimento do Brasil: “O que estamos anunciando hoje é uma semente que estamos colocando na educação. Espere que ela vai crescer, florescer e dar os frutos que nosso país tanto precisa”, afirmou o presidente Lula
O reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, esteve presente em Brasília no encontro que reuniu Reitores e Diretores na tarde desta quarta-feira. Segundo ele, esse novo repasse aponta para um caminho de otimismo e de retomada das instituições de ensino superior como espaços de produção de conhecimento e desenvolvimento científico com inclusão social.
“Foi um momento de alívio e esperança concreta, baseada em ações reais que demonstram o valor da educação para o atual governo. Em virtude da defasagem orçamentária dos últimos anos, o repasse de hoje não se concretiza como uma resolução de todos os problemas, mas o que foi acordado é a recomposição que não se vê desde de 2019. Ainda não alcançamos o patamar orçamentário de 2014, cujos investimentos na educação pública superior eram infinitamente maiores, mas o anúncio de hoje já é um aceno positivo para minimizar as nossas dificuldades financeiras. Nas palavras do presidente Lula, foi plantada uma semente. Esse é apenas o começo de muito do que está por vir. Celebramos este novo cenário em nosso país! destaca o reitor.
Em breve, o Ministério da Educação (Mec), por meio do Fórum de Pró-reitores de Planejamento, divulgará detalhadamente a verba orçamentária destinada para cada uma das instituições federais de ensino superior. Segundo o Pró-reitor de Planejamento Julio Cesar de Abreu “existe um estudo preliminar com o mapeamento das necessidades básicas da instituição, algo que será detalhado na forma de programas e projetos posteriormente”. A expectativa é que a aplicação da verba na UFF seja apresentada durante uma reunião extraordinária do Conselho Universitário (CUV).
Desde o início deste ano, o Governo Federal tem adotado medidas concretas de valorização do ensino superior, como o reajuste de até 200% das bolsas de graduação, pós-graduação, de iniciação científica e na Bolsa Permanência, além do anúncio de recomposição de R$1,5 bilhão de reais no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnaes).