Qualquer pessoa que já completou o ensino médio (2º grau) ou está cursando o último ano pode se candidatar a uma das 60 vagas do Pré-Vestibular Motivação. As inscrições estarão abertas nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, das 18h às 21h, no Instituto de Biologia da UFF (Prédio antigo de Física), Sala 1 (2º andar), Campus do Valonguinho, Rua Visconde do Rio Branco 47, Centro, Niterói. Somente o próprio candidato poderá se inscrever.
Será cobrada a taxa de inscrição de R$ 1 para cobrir os custos da inscrição, e a taxa mensal de R$ 5. O curso terá início no dia 7 de março.
As vagas serão distribuídas por meio de processo seletivo. Esta seleção será realizada em duas etapas. A primeira será feita pela análise da documentação do candidato e de sua condição sócio-econômica.
Serão selecionados 120 candidatos para a segunda etapa que consistirá em entrevistas individuais e uma prova de conhecimentos gerais, a serem agendadas durante o processo.
Documentação necessária:
– Carteira de identidade ou certidão de nascimento;
– CPF (se possuir);
– Comprovantes de renda de todos que habitam com o candidato(a) na residência;
– Contracheque;
– Carteira de trabalho;
– Contrato de trabalho e/ou estágio.
Observação: No caso de autônomo, fazer uma declaração por escrito da renda.
Comprovantes de despesas da casa (somente serão aceitos os documentos relacionados abaixo):
– Conta de água;
– Conta de luz;
– Conta de telefone;
– Recibo do pagamento de aluguel de imóvel;
– Recibo do pagamento de prestação de imóvel;
– Recibo do pagamento de taxa de condomínio.
Observação: Todas as contas devem ter no máximo três meses.
Outras informações em www.cursomotivacao.cjb.net.
Curso existe desde 2001
O Motivação é um curso de pré-vestibular popular, sem fins lucrativos, para pessoas de baixa renda que queiram ingressar em uma universidade pública. Funciona desde julho de 2001. Criado e coordenado por alunos de universidades públicas, hoje tem 19 professores voluntários (alguns universitários, outros formados); sob a orientação do professor da Faculdade de Economia da UFF, Airton de Albuquerque Queiroz. Esta equipe atende 60 alunos por ano.
Nestes 4 anos de existência, mais de 30 alunos conseguiram ingressar em universidades públicas (UFF, Uerj e UFRJ). Alguns deles hoje são professores do próprio curso.