UFF aprova reserva de vagas para pessoas trans na graduação e pós

Decisão do CEPEx começa a valer em 2025

Em reunião extraordinária realizada hoje, dia 19 de setembro, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) da Universidade Federal Fluminense (UFF) aprovou a reserva de vagas para ingresso de pessoas trans nos cursos de graduação e pós-graduação, a partir de 2025. A iniciativa reforça o pioneirismo da UFF no combate às desigualdades estruturais e no fortalecimento das Políticas de Ações Afirmativas da universidade, já que a UFF é a primeira universidade federal do estado do RJ a aprovar a reserva de vagas para o ingresso de pessoas trans na graduação.

De acordo com a decisão, serão reservadas 2% das vagas para estudantes trans nos processos de ingresso na graduação, assim como já ocorre nas demais políticas afirmativas vigentes na UFF, além de uma vaga extra para cada curso de pós-graduação.

A aprovação dessa política, e sua implementação imediata já em 2025, mostra que a universidade está comprometida com ações afirmativas com critérios identitários que visam contribuir para a redução das formas de discriminação, exclusão e violência. Esta política de ingresso para pessoas trans é fruto do protagonismo do movimento de estudantes trans em diálogo com a gestão universitária que, em conjunto, formularam a proposta final revisada e aprovada nesta quinta-feira.

A expectativa é que a medida amplie o acesso ao ensino superior e favoreça um ambiente acadêmico cada vez mais democrático, diverso e plural, alinhado à missão institucional da UFF em promover a equidade e a justiça social. A estimativa é que cerca de 360 pessoas possam ser contempladas com essa política.

Assista à transmissão completa da reunião extraordinária do CEPEx.