Entre os dias 4 e 13 de novembro, o reitor Roberto Salles, representantes da Superintendência de Arquitetura e Engenharia, diretores de unidades e professores da UFF visitaram algumas das obras que estão em andamento na universidade e que deverão ser entregues no primeiro e no segundo semestres de 2015. Juntas, as oito construções visitadas representam um investimento de, aproximadamente, R$ 250 milhões e ocupam uma área de 78.259,02 metros quadrados. Além de ações de sustentabilidade, as novas edificações têm projetos de acessibilidade que preveem a construção de rampas de acesso; sanitários masculino e feminino para portadores de necessidades especiais, em todos os pavimentos; comunicação visual com piso podotátil direcional e de alerta; sinalização vertical para deficientes visuais, mapa tátil e identificação em Braile nos ambientes. Confira os novos prédios:
Faculdade de Medicina
A sede da Faculdade de Medicina já está em fase de conclusão da estrutura de concreto armado dos pavimentos. O edifício, que fica no Hospital Universitário Antônio Pedro, terá oito andares de 700 metros quadrados e um subsolo.
Serão 15 salas de aula e sete salas de aulas práticas, que incluem laboratórios com manequins e laboratórios didático-pedagógicos em análises clínicas e análises microbiológicas. Há, ainda, um auditório de aproximadamente 110 lugares.
Dentre as ações sustentáveis, destaca-se a cobertura de teto verde para captação de águas pluviais para uso próprio, além do sistema de reúso de águas cinza.
Campos dos Goytacazes
Os dois prédios da UFF em construção no município de Campos dos Goytacazes deverão atender aos 3,5 mil alunos dos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Psicologia e Serviço Social. As edificações de 14 pavimentos servirão como Unidades Funcionais de Administração e Salas de Aula (Ufasa), com 42 salas de aula, 152 salas para diferentes fins, além de 11 laboratórios e uma biblioteca.
Uma das soluções sustentáveis dos prédios novos é a criação de um sistema de reutilização de águas pluviais que servirão às bacias sanitárias, mictórios e torneiras de limpeza do térreo.
Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs)
Localizadas no Campus do Gragoatá, as novas instalações do Instituto de Arte e Comunicação Social (Iacs) serão compostas por quinze blocos de dois pavimentos, com 521,36 metros quadrados cada. Eles abrigarão 40 salas de aulas e 60 salas destinadas a laboratórios, setores administrativos e de serviços gerais.
Os novos prédios irão atender os cursos de graduação em Comunicação Social, Produção Cultural, Cinema, Arquivologia, Biblioteconomia e Estudos de Mídia, além das pós-graduações em Ciência da Informação, Comunicação, Cultura e Territorialidades, Estudos Contemporâneos das Artes e Mídia e Cotidiano.
O projeto também composta ações sustentáveis, como a construção de castelo d’água para abastecimento próprio e a criação de uma subestação elétrica com capacidade para que fornecerá energia não apenas aos prédios em construção, mas também à expansão no entorno.
Instituto de Química
O novo prédio do Instituto de Química, no Campus da Praia Vermelha terá cinco pavimentos, com nove salas de aula, 22 laboratórios para graduação e 60 para pesquisa. O edifício contará, ainda, com um sistema de reúso para águas pluviais, instalação de estação de tratamento de esgoto químico e sistema de captação e tratamento dos gases químicos das capelas para ácidos e bases.
O Instituto também é responsável por disciplinas dos cursos de Química, Química Industrial, Biomedicina, Ciências Biológicas; Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Petróleo, Engenharia de Produção, Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Engenharia Química, Engenharia de Telecomunicação, Física, Farmácia, Nutrição e Veterinária.
Instituto de Biologia
Localizado no Campus do Gragoatá, o novo prédio do Instituto de Biologia terá cinco pavimentos, 13 salas de aulas e 223 unidades de laboratórios e salas para setores administrativos e de serviços gerais.
As ações sustentáveis do projeto incluem a instalação de sistema de reuso para águas pluviais, a instalação de estação de tratamento de esgoto químico e biológico, o sistema de captação e tratamento dos gases químicos das capelas.
No prédio novo, funcionarão os curso de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas; os programas de pós-graduação de Ciências e Biotecnologia e de Neurociências e de Biologia Marinha; e os mestrados profissionais em diversidade e Inclusão e de Biotecnologia em Saúde Animal e Humana, aprovado recentemente e que irá abrir a primeira turma em 2015. O Instituto também ministra as disciplinas básicas de todos os cursos de graduação da área de saúde e de alguns da área tecnológica.
Instituto de Geociências
Com cinco pavimentos, um subsolo e dois mezaninos, o novo prédio do Instituto de Geociências no Campus da Praia Vermelha deverá atender os cursos de graduação de Geografia, Geofísica e Ciência Ambiental e os cursos de pós-graduação de Geografia e Dinâmica dos Oceanos e da Terra.
Estão em construção 16 salas de aula multiuso, 30 laboratórios e salas de outro tipo, e 40 salas destinadas a gabinetes e setores administrativos e de apoio.
Faculdade de Farmácia
A Faculdade de Farmácia ganhará também ganhará um novo espaço no Campus da Praia Vermelha. O prédio de cinco andares terá dez salas de aula multiuso, 44 laboratórios e salas de outros tipos e 68 espaços destinados a gabinetes e setores administrativos.
Além do curso de Farmácia, a nova estrutura irá atender os cursos de graduação em Química e de Engenharia Química; os programas de pós-graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde e em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica; a residência em Farmácia Hospitalar, e a especialização em Ciência dos Medicamentos e Alimentos.
Algumas das soluções sustentáveis do projeto são a construção de um telhado verde e se um sistema de captação para reutilização das águas pluviais.
Instituto de Computação
Localizados no Campus da Praia Vermelha, os dois novos prédios do Instituto de Computação terão cinco pavimentos. Um dos prédios comportará 20 salas de aula, o outro 29 laboratórios.
As novas instalações deverão atender aos estudantes dos cursos de graduação presencial em Ciência da Computação, Sistemas de Informação; curso à distância de Tecnologia de Sistemas de Computação; cursos do Programa de Pós-graduação em Computação. O Instituto de Computação também é o responsável por diversas disciplinas optativas e obrigatórias de vários cursos de graduação da UFF, atendendo cerca de mil alunos.