Notícia

UFF se destaca entre as dez melhores universidades federais do Brasil, segundo o ranking ARWU 2022

Área de Tecnologia dos Alimentos ficou entre as 100 melhores do mundo

A Universidade Federal Fluminense (UFF) obteve a 9ª melhor colocação entre as 69 instituições federais do Brasil, segundo o Academic Ranking of World Universities (ARWU), divulgado em agosto de 2022.

O estudo foi desenvolvido pela consultoria chinesa Shangai Ranking e analisou mais de 2 mil universidades do mundo inteiro. Foram classificadas as mil melhores e indicadas 21 instituições brasileiras, sendo 18 federais e 3 estaduais. Em nível mundial, a UFF figurou no extrato 701 a 800 do ranking.

“Mesmo diante de graves cortes orçamentários, priorizamos a inclusão e a excelência do ensino, pesquisa e extensão. Acreditamos na transformação da sociedade através da ciência e da educação e nossa missão tem sido investir na qualidade acadêmica e construir uma universidade a serviço do povo e do país. Conquistar essa posição no ranking é motivo de extremo orgulho para toda a nossa comunidade, que construiu essa conquista em um cenário tão difícil. Essa é mais uma evidência da pujança da nossa universidade e de quanto temos contribuído para o desenvolvimento do nosso Estado. E isso é só o começo: sonhamos e queremos muito mais para a UFF e para o Rio de Janeiro. Parabéns para toda a nossa comunidade!”, comemora o reitor da UFF, professor Antonio Claudio da Nóbrega.

Existente desde 2003 e divulgado pela Shangai Ranking a partir de 2009, o ARWU também analisa disciplinas que envolvem as diferentes áreas do conhecimento. Nesse quesito, a UFF obteve reconhecimento das seguintes áreas em nível mundial: Tecnologia dos Alimentos (extrato 76-100), Veterinária (201-300), Odontologia (201-300) e Matemática (301-400).

O ARWU atribui classificações de acordo com os seguintes indicadores: 1) Qualidade da educação (10%); 2) Qualidade da instituição – envolve colaboradores premiados (20%) e pesquisadores muito citados (20%); 3) Resultados de pesquisa – dividido em artigos indexados em Science Citation Index Expanded and Social Science Citation (20%) e artigos publicados em Nature and Science (20%) e 4) Desempenho per capita (10%).
O ranking completo pode ser consultado neste link: https://www.shanghairanking.com/rankings/arwu/2022.

Pular para o conteúdo