A Universidade Federal Fluminense, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), anunciou o lançamento do Programa Apoio à Inclusão. O objetivo da iniciativa é auxiliar o desenvolvimento acadêmico de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação, por meio da assistência de estudantes bolsistas selecionados.
Segundo o Reitor da UFF, professor Antonio Claudio da Nóbrega, o Programa visa colaborar para a permanência e conclusão desses estudantes, contribuindo para a redução das taxas de evasão e retenção. “Entendemos que a diversidade enriquece e fortalece o ambiente acadêmico. A iniciativa é um esforço conjunto de toda a Universidade e estou confiante de que terá um impacto significativo na vida acadêmica e pessoal de nossos estudantes. É um passo concreto em direção à realização de nosso compromisso com a inclusão e a igualdade de oportunidades na educação”, destaca o Reitor.
Está previsto no Edital Simplificado nº 18/2023 o preenchimento de até 59 vagas de provimento imediato e a constituição de um cadastro de reserva com 10 vagas.
Os bolsistas selecionados no programa receberão uma bolsa mensal de R$600,00 e devem cumprir 15 horas semanais de assistência. As atribuições do bolsista incluem a preparação e adaptação de material didático acessível, além de assistência individualizada ao estudante assistido. A vigência do programa será da data do resultado final até 19 de janeiro de 2024.
Para participar do processo de seleção, os estudantes interessados devem estar matriculados em um curso de graduação presencial da UFF e atender aos requisitos estabelecidos na Instrução Normativa PROAES/UFF nº 4, de 28 de março de 2023.
A seleção consistirá em duas etapas: uma avaliação socioeconômica e uma entrevista. Ambas são eliminatórias e classificatórias. A avaliação socioeconômica será realizada pela equipe técnica de Assistentes Sociais da PROAES, enquanto a entrevista será conduzida por uma comissão designada pela Secretaria de Acessibilidade e Inclusão.
As inscrições para o processo de seleção serão realizadas exclusivamente online, por meio do Sistema de Bolsas -SISBOL a partir das 18h do dia 16 de maio de 2023 até as 12h do dia 22 de maio de 2023.
Para a professora Alessandra Barreto, Pró-reitora de Assuntos Estudantis, o reconhecimento das diferenças, associada à igualdade de condições de acesso e permanência, é um dos desafios, mas também um compromisso das instituições democráticas.
“Acreditando na relevância que a estruturação de propostas inclusivas pautadas pela equidade possui, a PROAES está em fase de reestruturação a partir da constituição da Coordenação de Equidade e Inclusão. A missão é mapear as ações e iniciativas já existentes, estreitar o diálogo com grupos, coletivos e movimentos sociais para a proposição de políticas e ações que promovam igualdade de condições, inclusão educacional e social, diversidade, ações de combate à violência institucional e de gênero, programas educativos para a desconstrução de estereótipos de gênero, sexualidade e raça. O Programa Apoio à Inclusão é uma das ações desta nova Coordenação. Outras ações ocorrerão em breve, reforçando o compromisso da universidade com a diversidade e a igualdade de oportunidades para todas as pessoas,” finaliza a Pró-reitora.
Em caso de dúvidas e informações, envie um e-mail para: sai.proaes@id.uff.br
Acesse aqui o edital