Projeto é considerado um sucesso e deve ser expandido. Alunos participam para adiantar disciplinas da graduação e melhorar o rendimento escolar
Durante o período de férias acadêmicas regulares, os campi da Universidade Federal Fluminense continuam muito movimentados. Neste verão, a universidade recebe 1037 alunos inscritos em 47 turmas de 29 cursos de graduação. Isso representa um aumento expressivo de quase nove vezes o número de estudantes em relação a 2018. A oferta de disciplinas é planejada para contemplar cursos com alto índice de reprovação, colaborando para a redução da taxa de retenção e evasão, além de otimizar o percurso acadêmico. .
De acordo com a Pró-Reitora de Graduação, Alexandra Anastacio, a iniciativa visa melhorar o fluxo acadêmico e contribuir para a diminuição das taxas de retenção e evasão na UFF. “Os cursos contribuem com a formação do estudante, na medida em que dão a oportunidade de estudar um menor elenco de disciplinas em um período letivo especial, o que permite maior dedicação e foco”.
A pró-reitora de graduação informou que a maior parte dos participantes estava cursando a disciplina pela primeira vez, o que acelera a trajetória até a formação.
– Em 2018, 37% dos alunos estavam cursando pela primeira vez e para 3% dos alunos uma reprovação significaria o cancelamento da matrícula. A maior parte dos inscritos (42%) já havia cursado a disciplina uma vez. Em 2019, 46% estavam cursando pela primeira vez, e para 5% dos alunos uma reprovação significaria o cancelamento da matrícula, detalhou Alexandra.
Sucesso e expansão
O projeto tem sido um sucesso com grande expansão de vagas. Em 2018, foram 116 alunos de nove cursos de graduação, inscritos em 16 turmas de 16 disciplinas. Neste ano, houve um salto considerável para 1037 alunos inscritos em 47 turmas de 40 disciplinas de 29 cursos de graduação.
– A expectativa é que ampliemos o elenco de disciplinas ofertadas nos cursos de férias e o número de estudantes inscritos. A Pro Reitoria de Graduação irá potencializar o trabalho de divulgação e sensibilização das coordenações de curso quanto à importância desta oferta para o alcance do sucesso acadêmico dos nossos estudantes, afirmou Alexandra.
Os cursos de férias são uma iniciativa da Pro Reitoria de Graduação, em conjunto com Coordenações de Curso e Departamentos de Ensino. Destaca-se, ainda, o apoio da Superintendência de Tecnologia da Informação na preparação do Sistema Acadêmico e na coleta de dados para a geração de estatísticas.