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Filme Miúcha, premiado na Sorbonne, é fruto de dissertação desenvolvida na UFF

O documentário Miúcha, a voz da Bossa Nova foi o grande vencedor de Melhor Longa-Metragem do Festival Música das Américas, realizado pela Universidade Sorbonne, em Paris, em parceria com o Instituto das Américas.

O estudo biográfico sobre Miúcha tem origem na pesquisa acadêmica defendida por Liliane Mutti, na Universidade Paris Diderot, como resultado do mestrado realizado entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), sob orientação da professora Drª. Marília Etienne Arreguy, e três universidades francesas em convênio internacional. 

Segundo Marília, “as parcerias estabelecidas entre a UFF, a Université Paris Diderot e a Université Sorbonne Nouvelle através dos estudos de mestrado permitiram uma ampliação do escopo de visão da pesquisadora, sendo possível ler seu trabalho no sentido do contínuo estranhamento dos lugares socialmente atribuídos às mulheres na cultura patriarcal.”

O filme, dirigido por Liliane Mutti e Daniel Zarvos, retrata a trajetória de amor e desamor entre Miúcha e João Gilberto, além dos desafios enfrentados pela cantora para se firmar como artista. A pesquisa de Liliane, que é ainda roteirista do filme, revisita o percurso de Miúcha, uma mulher que enfrentou o sombreamento de sua carreira devido aos papéis de esposa e mãe impostos socialmente. 

“A mulher na Bossa Nova ocupava mais o lugar de musa do que o de protagonista, e isso se refletiu de alguma forma na vida de Miúcha”, explica. 

O documentário utiliza imagens, cartas, vídeos e relatos para mostrar como Miúcha superou essas barreiras e alcançou realização pessoal e profissional na música. 

Para Marília, “as memórias da cantora ultrapassam esse universo, marcando uma escolha possível que inspira reflexões sobre os papéis de gênero nas esferas pública e privada”.

Miúcha representou o Brasil no festival, que contou com produções do Canadá, Cuba, Colômbia, Venezuela, Espanha, Estados Unidos, México e Chile. O filme está disponível no Brasil pela Globosat, na Europa pelos canais Arté e Canal+, e também na companhia aérea TAP, reforçando seu alcance internacional.

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