A Universidade Federal Fluminense se tornou referência para as demais Instituições de Ensino Superior do país em virtude dos serviços médicos prestados aos técnicos administrativos e docentes. A UFF tem recebido a visita de diferentes instituições interessadas em conhecer as iniciativas e práticas conduzidas pela Coordenação de Atenção Integral à Saúde e Qualidade de Vida do Servidor (CASQ), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).
Já faz alguns anos que a instituição tem investido na promoção da saúde do servidor, por meio de atendimentos médicos, psicológico e odontológico gratuitos em diferentes especialidades, realização de exames periódicos, perícias, entre outras ações, que se destacam pela organização e até mesmo pelo pioneirismo. “Os serviços médicos voltados para o corpo técnico e docente são um dos grandes diferenciais para quem trabalha na UFF e é um orgulho saber que somos referência no estado entre tantas outras IFEs. Nós sempre vislumbramos oferecer um serviço humanizado e de qualidade, investimos em estrutura e em pessoal, e o resultado não poderia ser outro. É muito satisfatório saber que a nossa vivência é reconhecida para além dos nossos muros e que alcançamos universidades interessadas em desenvolver ações em saúde para o público interno. Aproveito para parabenizar à Progepe e à equipe da CASQ, que se esforçam continuamente para inovar e oferecer o melhor”, comenta o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.
Nos últimos meses, representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Colégio Pedro II conheceram os trâmites necessários para a execução dos exames periódicos, uma iniciativa institucional que foi implementada em 2022, a partir de uma parceria com a GEAP. O serviço consiste em convocar os servidores para realizar exames periódicos com foco na prevenção de doenças. Desde a implantação, cerca de 700 servidores já participaram.
Além disso, os processos de insalubridade executados pela UFF, assim como a emissão de laudos, chamaram a atenção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Durante o encontro, os servidores da CASQ abordaram junto aos engenheiros e peritos da UNIRIO as práticas que envolvem o enquadramento dos docentes para recebimento de adicional de insalubridade, tendo como base a legislação vigente, entre outras questões igualmente pertinentes.
Mais uma instituição interessada nos procedimentos adotados pela UFF é a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). No ano passado, a UFF recebeu a visita de servidores da UERJ nas dependências do Espaço Saúde do Servidor, localizado na Reitoria. Tanto o DAS (Divisão de Assistência à Saúde) da Reitoria quanto o da unidade do campus do da Praia Vermelha oferecem aos servidores e seus dependentes cadastrados no SIASS o atendimento em diferentes especialidades médicas, como Cardiologia; Clínica Médica; Endocrinologia; Gastroenterologia; Ginecologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Psiquiatria; Hematologia; e Urologia, além de atendimentos de Nutrição, Fisioterapia, Acupuntura, Odontologia e Psicologia. Já nos campi do interior, existem médicos especializados em Clínica Médica para atendimento nas unidades acadêmicas de Campos dos Goytacazes, Macaé, Nova Friburgo e Petrópolis. Trata-se de mais um projeto institucional bem-sucedido e que beneficia os usuários dos serviços prestados.
“As parcerias que estão sendo construídas foram se desenvolvendo de forma orgânica e representam um potencial de crescimento para as instituições, uma vez que a troca de experiências e saberes facilita o enfrentamento das dificuldades enfrentadas pelas IFES no campo da saúde e segurança no trabalho dos servidores públicos. A UFF investe esforços no aprimoramento das três áreas da CASQ: assistência, perícia e promoção de saúde porque valoriza as pessoas que trabalham para construir uma universidade cada vez mais destacada no cenário nacional”, afirma a doutora Fatima Loureiro, coordenadora da CASQ.
Para conhecer todas as ações promovidas na área de saúde orientadas para a comunidade interna, acesse a página da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas no site da UFF: https://www.uff.br/progepe/.