O Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense iniciou nessa semana a distribuição de mais de 400 kits contendo gêneros alimentícios não perecíveis, destinados aos estudantes matriculados nos segmentos de educação infantil, ensino fundamental e médio. Os gêneros alimentícios foram adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a entrega foi organizada com uma logística específica para evitar aglomerações na Unidade. A distribuição ocorre mediante agendamento, recomendando-se que somente compareçam membros adultos da família que não constem dos grupos de risco.
Os kits possuem alimentos não perecíveis organizados segundo planejamento da equipe de nutricionistas do Coluni, visando atender as necessidades nutricionais da comunidade escolar e seguir as boas práticas de manipulação de alimentos estabelecidas pelas autoridades sanitárias. Além disso, acompanha material informativo contendo orientações às famílias dos estudantes sobre as medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) e de higienização dos itens do kit.
De acordo com o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, essa medida de caráter emergencial tem a finalidade de conferir segurança alimentar às famílias do Coluni da UFF. “Sabemos que muitos estudantes dependem da alimentação de qualidade que é servida no Colégio. Organizamos os recursos e alimentos adquiridos com a verba PNAE para distribuição para essas famílias. É um amparo importante para manter os estudantes em casa com segurança e acesso a alimentação de qualidade”, afirma.
Segundo a Pró-Reitora de Graduação, Alexandra Anastácio, mais de 170 kits já foram distribuídos com o planejamento e orientação da equipe técnica de Nutrição e apoio da Direção, docentes, discentes, técnicos, voluntários e responsáveis pelos estudantes. “Mais do que dar cumprimento à Lei nº 13.987, de 07/04/2020 e a Resolução MEC/PNAE nº 02, de 09/04/2020 que determina a distribuição de alimentos comprados coma verba PNAE, estamos assegurando o papel da Universidade na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada de centenas de estudantes. Todo o processo de manipulação envolve as boas práticas de higienização e sanitização como forma de evitar possíveis contaminações. O kit possui arroz, feijão, macarrão, fubá, farinha de mandioca, leite em pó, sal, óleo e açúcar”, explicou a Pró-Reitora de Graduação Alexandra Anastacio.
A ação integra a Pró-Reitoria de Graduação e a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da UFF, com apoio da Prefeitura Municipal de Niterói.