A Universidade Federal Fluminense acompanha atentamente os desdobramentos relacionados ao atraso do pagamento de bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica, ambos fomentados pela CAPES. Em nota, a UFF manifestou sua preocupação com a descontinuidade do pagamento de milhares de bolsas no país em virtude da necessidade de aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 17/2021 para a recomposição orçamentária dos programas. O atraso no pagamento das bolsas prejudica o trabalho e afeta especialmente os discentes que dependem deste recurso para custeio de moradia, alimentação e internet, indispensável em tempos de ensino remoto. Trata-se de um agravo direto ao desenvolvimento e à qualidade dos projetos desenvolvidos nas escolas e à formação (inicial e continuada) de professores, principalmente na UFF, que possui 377 bolsistas nos programas PIBID e RP desenvolvendo atividades em escolas nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, Santo Antônio de Pádua, Angra dos Reis e Volta Redonda.
Cientes do impacto negativo do atrasos destas bolsas, a Reitoria, por meio da articulação com as Pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Pró-Reitoria de Graduação, lançará no dia 17 de novembro o Edital de Auxílio para Manutenção Acadêmica dos Licenciandos dos Programas PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e RP (Residência Pedagógica) – UFF- 2021. Este Edital promove o apoio à permanência destes estudantes na Universidade, promove a continuidade das atividades de formação inicial e continuada de professores em serviço e, consequentemente, a melhoria dos indicadores de qualidade da educação básica.
“Mesmo em meio às dificuldades orçamentárias, nossa decisão foi priorizar o apoio a estes estudantes que se dedicam à licenciatura, uma formação fundamental para nossa sociedade e, portanto, é parte da nossa missão institucional”, ressalta o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.
A UFF continua acompanhando os desdobramentos relacionados ao pagamento destas bolsas e em constante articulação institucional com a ANDIFES, parlamentares, outras universidades e entidades. Por fim, reforçamos nosso compromisso institucional com a qualidade da educação pública no país, promovendo ações de combate à retenção e evasão, apoio à permanência e sucesso acadêmico.
Link para o edital: http://www.editais.uff.br/7575