O edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica que apoia os pós-doutorandos da UFF (PIBIC/Pós-doc) teve uma adesão muito grande. Foram 113 projetos submetidos, distribuídos nas diferentes áreas de conhecimento. Tendo em vista a alta procura e entendendo que a atividade de orientação de iniciação científica proporciona enormes ganhos acadêmicos-científicos para os pós-doutorandos, para os estudantes de graduação envolvidos e para a instituição, o número de concessões foi ampliado consideravelmente, aprovando 73 proponentes.
De acordo com o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, houve um aumento de mais de 100% na concessão de bolsas prevista inicialmente no projeto. “Percebemos uma demanda historicamente reprimida em função das restrições orçamentárias. O edital foi muito bem recebido pela comunidade e tomamos a decisão de mais que dobrar o número de contemplados. Isso foi possível a partir de uma gestão eficiente do orçamento e que possibilitou o resgate de programas da UFF de apoio à pesquisa que estavam suspensos por restrição de recursos”, afirmou Antonio Claudio.
A lista dos aprovados foi divulgada nos sites da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPPI) e os contemplados estão sendo contatados para providenciar os dados dos bolsistas. Os pós-doutorandos que mais submeteram foram da área de Ciências Exatas e da Terra (28 projetos), seguidos pelas Áreas de Ciências Sociais e Aplicadas e Ciências Biológicas (18 projetos cada uma delas).
Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Andrea Latgé, essa possibilidade de orientar jovens estudantes é um diferencial para os pós-doutorandos da Universidade, contribuindo para sua qualificação, principalmente, sua capacidade de formação de jovens pesquisadores. “Acreditamos que esse diferencial estimule a vinda de pós-doutorandos de excelente qualidade para a UFF”, explicou
O PIBIC Pós-Doc se insere em um conjunto de ações integradas de estímulo à pesquisa e à inovação da UFF. Com um montante total investido de aproximadamente R$ 1,3 milhão de reais, três iniciativas foram lançadas: o Programa de Fomento à Pesquisa (Fopesq), o Auxílio à Publicação e PIBIC Apoio Pós-Doutorandos. Todos programas estão em fase avançada de implementação.