Os alunos alcançaram mais um êxito: a reforma do Ginásio Camilo Guerreiro, da Faculdade de Direito, que deverá começar no início de 2005. A iniciativa foi do Diretório Central dos Estudantes, do Centro Acadêmico Evaristo da Veiga e da Associação Atlética Renato César (associação esportiva dos alunos da Faculdade de Direito). A verba de R$ 200 mil é procedente do Ministério dos Esportes.
O ginásio é a única quadra coberta da universidade e está desativada devido às precárias condições em que se encontra. O lugar que já foi palco de festas tradicionais na universidade, como a Festa dos Calouros e os Jogos Universitários, além de inúmeras competições esportivas, formaturas, congressos, encontros estudantis, atualmente mal tem sido utilizado para jogar futebol.
As obras devem terminar ainda no primeiro semestre e, a partir daí, o ginásio poderá ser utilizado pelos alunos da universidade e várias atividades voltarão a ser realizadas no espaço.
O diretor da Faculdade de Direito, Márcio Brandão, faz questão de ressaltar que os alunos foram os responsáveis por isso. “Essa foi uma demonstração concreta de que, quando os alunos querem, encontram caminhos para consegui-lo”, afirma.
Além disso, o uso da quadra por moradores das comunidades circunvizinhas também é um dos motivos para a reforma. “Queremos desenvolver projetos começando pela comunidade do Morro do Palácio, localizada atrás da Faculdade de Direito, no Ingá. A idéia, então, é de que façamos do ginásio uma prática de extensão da universidade, trazendo-os para brincar aqui e também orientar na área da saúde”, explica o ex-diretor do Diretório Central dos Estudantes, Tiago Melo.