A professora e pesquisadora do Departamento de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), Andréa Brito Latgé, foi nomeada, nesta quarta-feira (14), para o cargo de Secretária de Políticas e Programas Estratégicos (SPPE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que, entre suas competências, está a proposição de políticas e de programas que visem ao desenvolvimento científico e tecnológico em áreas estratégicas no país.
“A expectativa é muito boa. Temos um grande desafio de planejar e gerenciar um desenvolvimento tecnológico e social robusto, moderno e para todos. Por isso, vamos trabalhar para promover a educação e a ciência dentro de um crescimento responsável e democrático em nosso país, que venha fazer a diferença esperada”, celebra a nova secretária.
Na UFF, a professora ocupou cargos estratégicos como pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI/UFF) e de assessora especial do reitor, contribuindo para o avanço da universidade em pesquisa e produção científica. Também se destacou pelo trabalho em prol da inclusão e equidade na UFF, onde fundou o grupo de trabalho Mulheres na Ciência e participa da Comissão Permanente de Equidade de Gênero. Agora à frente da SPPE, Latgé vai colaborar com a formação de diretrizes, objetivos e metas relativos à evolução científica e tecnológica do Brasil.
O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, destaca a competência da professora para a nova função. “Andrea é uma pesquisadora de alto nível, com larga experiência em gestão e compromisso social, tendo cooperado não somente para o desenvolvimento científico e tecnológico da UFF, mas para implementação de políticas institucionais inclusivas e transformadoras. Tenho plena convicção de que ela dará uma contribuição muito qualificada às ações do ministério em prol do nosso país”.
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nível 1A e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Andrea Latgé possui mais de 150 trabalhos científicos publicados em revistas internacionais. No campo da Física, a docente pesquisa, especialmente, Propriedades Eletrônicas da Matéria Condensada, atuando com ênfase nos seguintes temas: nanomateriais de carbono, grafeno, transporte eletrônico, spintronics, straintrônica e valleytronics.