Os primeiros profissionais aprovados no Processo Seletivo Emergencial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) iniciarão suas atividades nesta quarta-feira (15). O Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) teve oito médicos intensivistas convocados nesta primeira chamada. O processo foi realizado para atuação no apoio ao enfrentamento de coronavírus. Por serem cadastro de reserva, as convocações ocorrerão de acordo com a necessidade do Huap.
De acordo com o reitor da Universidade Federal Fluminense, a gestão está articulando e implementando de forma dedicada e prioritária as medidas de combate ao coronavírus. “Estivemos reunidos nessa semana com o presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, e com seus diretores. Esse reforço quantitativo no número de médicos do Huap beneficia diretamente a população, porque aumenta a capacidade de atendimento, e também o corpo de profissionais que já atuam no Hospital”, afirmou Antonio Claudio.
Os profissionais convocados se juntam aos que já atuam no hospital, que hoje é base de auxílio à Rede Municipal de Niterói no combate à Covid-19. O Huap é hospital de retaguarda, e não linha de frente. A princípio, vai absorver pacientes clínicos e desafogar a rede hospitalar desenhada pela Secretaria Municipal de Saúde para referência de coronavírus. Em um segundo momento, caso estas unidades estejam com suas estruturas preenchidas com pacientes de Covid-19, o Huap também passará a recebê-los.
Segundo o diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, Rodrigo Barbosa, as primeiras convocações ocorreram em regime de urgência, como configura o próprio processo seletivo. “Essa seleção foi instituída para agilizar as contratações de acordo com a necessidade imediata de cada unidade hospitalar para o atendimento direto à pandemia. As demais convocações dependerão do acompanhamento da evolução do quadro local”, afirmou Barbosa.
* Com informações da Unidade de Comunicação Social (UCS) e da Rede Ebserh