Nesta manhã, dia 15 de fevereiro, foi inaugurada a nova sede da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) no segundo andar do prédio de laboratórios do Instituto Computação, no Campus da Praia Vermelha. A mudança de localidade – antes a sede era no Campus do Valonguinho – é fruto da necessidade de ampliar o parque de equipamentos e serviços, mas também para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho dos profissionais da Universidade.
Segundo o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas Da Nobrega, a reestruturação é muito mais do que geográfica, pois se trata de uma nova filosofia da STI com o Instituto de Computação.
“É uma visão madura e contemporânea do que chamo de integração academia-serviço. Em função da aproximação e pela interação com o Instituto de Computação, que é uma Unidade de grande projeção acadêmica, teremos a união do campo da prática com a pesquisa, de produção de conhecimento da vida como ela, do mundo real. Então, é essa a qualificação dos serviços prestados pela Superintendência e da formação e produção do conhecimento em tecnologia da informação, um dos elementos centrais da sociedade contemporânea”, afirma o reitor.
O Superintendente de Tecnologia da Informação, Helcio Rocha, reforçou em seu discurso que a inauguração representa o lançamento de um novo conceito. “Uma nova STI mais próxima da academia, e não só fisicamente. Participando de projetos de integração academia-serviço, gerando produtos em prol de toda a comunidade universitária. Uma nova Superintendência com sistemas de informação cada vez mais integrados, que produz cada vez mais evidências para fortalecer uma gestão baseada em evidências, tônica da atual gestão do professor Antonio Claudio.”
O superintendente ressalta também que a nova sede possui uma sala destinada ao novo “Núcleo Institucional de Dados Integrados”, recém criado pelo Gabinete do Reitor e liderado pelo professor Walkimar Carneiro.
Para o diretor do Instituto de Computação, José Raphael Bokehi, o prédio do Instituto de Computação proporciona um aumento das parcerias em projetos de tecnologia e de informação, tanto em projetos de ensino, pesquisa e extensão quanto em diferentes aspectos da gestão universitária.
“A STI sempre foi um campo de estágio interno importante para nossos alunos de graduação e agora a tendência é que a busca por esses estágios seja maior em função da proximidade física. Para o Instituto, a vinda da Superintendência para perto é muito promissora e esperamos que traga muitos bons frutos para todos”, acrescenta o Diretor.
O novo endereço conta com um andar composto de duas alas, dois salões amplos e cinco salas menores. As mudanças foram administradas pela STI, SOMA (Superintendência de Operações e Manutenção), SAEP (Superintendência de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio) e PROAD (Pró-Reitoria de Administração).
Também estavam presentes para prestigiar o evento o vice-reitor, Fabio Passos, a chefe de gabinete, Rita Leal Paixao, o superintendente da Soma, Mario Augusto Ronconi e o coordenador do Núcleo Institucional de Dados Integrados, Walkimar Carneiro.
Em breve será lançado o Boletim da Unitevê com a cobertura completa do evento.