Notícia

Idoso é o artista no Dia da Cidadania

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

“A fotografia a serviço da felicidade, da sensibilidade e da criatividade, sem induzir ninguém a qualquer consumo ou a qualquer tragédia, a fotografia que vai na contramão do sensacionalismo social e sexual tão banalizado pelas mídias.” O autor da frase é Roberto Cuíca, professor da oficina de fotografia da terceira idade, uma das atividades integrantes do Programa Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia da UFF, coordenado pela professora Vilma Câmara.

A oficina iniciou suas atividades em 2003. Os artistas já expuseram trabalhos em vários locais de Niterói, dentre eles, o Solar do Jambeiro, a Praia de Icaraí, o Campo de São Bento, a Escola Municipal Paulo Freire e o Jardim São João, que receberam a exposição “Nossos Olhares” em 2004.

No dia 23 de fevereiro, será a vez do hipermercado Extra expor as fotografias dos artistas, das 9h às 13h, próximo à Ponte Rio-Niterói. A mostra faz parte do Dia da Cidadania, uma promoção da ONG Viva Rio e do Extra Niterói.

De acordo com Roberto Cuíca, “o idoso vive um processo de exclusão como sujeito na sociedade. A oficina de fotografia visa a resgatá-lo desse processo negativo e também possibilitar um caminho de expressão na luta pelo seu próprio espaço”. Ele explica que os alunos trabalham com câmaras amadoras (automáticas) e que na oficina a afetividade, os sentidos, a criatividade estética e o senso crítico são constantemente estimulados de forma natural e dinâmica.

As aulas ocorrem todas as quartas-feiras, de 9h às 12h, no prédio do Mequinho, Avenida Jansen de Mello, 174, no Centro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no local ou pelos telefones 2549-6327 e 9291-0823. A oficina é gratuita.

Pular para o conteúdo