A UFF acaba de dar um passo significativo no fortalecimento da educação superior na região Noroeste Fluminense com a aprovação pela Capes do Doutorado em Ensino no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (Infes). A professora Georgia Regina Rodrigues Gomes Poly, coordenadora do Programa de Mestrado em Ensino do Infes, liderou o projeto de expansão da pós-graduação na região, juntamente com as professoras Francisca Marli Rodrigues de Andrade e Jacqueline de Souza Gomes.
A seleção para ingresso no curso será realizada no primeiro semestre de 2025 e as aulas terão início no segundo semestre. Na primeira seleção, serão oferecidas 10 vagas para candidatos com mestrado, que se dividirão entre as duas linhas de pesquisas do programa: Epistemologias do Cotidiano e Práticas Instituintes e Formação de Professores e Práticas Pedagógicas.
O objetivo do novo curso do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) é formar pesquisadores(as) capazes de refletir sobre questões interdisciplinares que permeiam as estruturas dos processos de ensino, com ênfase no cotidiano escolar, na formação de docentes, na inclusão de minorias políticas nas instituições de ensino, entre outros temas relevantes. Além disso, o curso visa promover a produção, atualização e disseminação de conhecimentos e práticas interdisciplinares, consolidar uma formação científica continuada e ampliar a qualificação profissional, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino na região e no Brasil.
Segundo a professora Geórgia, o curso de doutorado em Ensino do Infes exercerá um impacto significativo na região Noroeste Fluminense, pois é o primeiro curso de doutorado da região. “Ao formar pesquisadores(as) e educadores(as) altamente qualificados(as), o curso fomenta a produção de conhecimento científico e a implementação de práticas pedagógicas inovadoras que respondem às necessidades específicas das realidades locais. Essa formação avançada permite uma compreensão mais profunda dos desafios e potencialidades do ensino em contextos rurais ou em cidades de menor porte, favorecendo o desenvolvimento de políticas educacionais mais inclusivas e adaptadas à diversidade regional”, explica.
Uma das particularidades do processo de criação do Doutorado em Ensino no Infes é o fato de que o projeto foi desenvolvido e escrito por três mulheres, com diferentes perfis. Este fato, para além de simbólico, também reforça a importância da representatividade feminina nas esferas de decisão acadêmica e no campo da educação. Segundo Geórgia, “essa participação feminina reforça o comprometimento e a liderança das mulheres na educação, o que fortalece ainda mais a diversidade e a representatividade dentro do programa”.
Já a professora Francisca Marli afirma que as mulheres, historicamente, têm realizado os trabalhos de base dentro das instituições de ensino superior, com ainda pouca representatividade nos cargos mais altos de decisão. “É a força produtiva e a capacidade criativa das mulheres que têm alavancado os avanços dentro das instituições, no entanto, a narrativa que prevalece é o discurso da coletividade, o que gera apagamentos e invisibilidades das contribuições do nosso gênero aos avanços na educação”, ressalta.
A professora Jacqueline, por sua vez, destaca ainda que o PPGEn da UFF é precursor, dentro da própria instituição, no que tange à implementação das cotas na pós-graduação, contemplando diferentes públicos-alvo, inclusive mulheres que são mães. “Reconhecer o trabalho de três professoras que integraram a comissão para elaborar o projeto traz ao debate um protagonismo que nem sempre as mulheres têm, mesmo quando desempenham funções estratégicas. O recorte de gênero e o enfrentamento à misoginia institucionalizada ainda são temas necessários a serem contemplados nos debates sobre o trabalho acadêmico e seu reconhecimento no ensino superior, marcadamente atravessado por nossa cultura patriarcal”, afirma.
“A abertura do Doutorado em Ensino no Infes representa um avanço concreto para a UFF e para a educação no Noroeste Fluminense. Ao expandir nossa atuação no interior, promovemos uma educação que dialoga com as especificidades dos municípios, preparando profissionais e pesquisadores que respondam aos desafios e potencialidades da região, o que contribui diretamente para o desenvolvimento social e econômico local. Este curso é resultado da maturidade e dedicação da comunidade acadêmica da UFF de Pádua, que ao longo dos anos construiu um ambiente de excelência e compromisso com a educação e a ciência. Parabenizo a todos os envolvidos pela construção desse trabalho!”, conclui o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.