Servidor, dedique um tempo para agendar uma consulta médica ou realizar eventuais exames em prol de seu bem-estar neste mês de conscientização sobre uma das principais causas de morte entre homens: o câncer de próstata. Na UFF, docente e técnico administrativo dispõem de atendimento médico personalizado e gratuito em urologia, entre outras especialidades, no Espaço Saúde do Servidor, que fica no prédio anexo da Reitoria.
A obesidade e a exposição a agentes químicos também se relacionam, em menor grau, às causas da doença. Mas a idade é o principal fator de risco, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Por isso, homens acima de 60 anos ou de qualquer idade com histórico familiar que tenha registrado o aparecimento da doença devem redobrar as atenções e procurar orientação médica o quanto antes.
Prevenção e diagnóstico
Manter um estilo de vida saudável – por meio da prática de exercícios físicos, uma dieta balanceada, redução do consumo de álcool e fumo – é uma das formas de diminuir o risco, não só do câncer de modo geral, mas também afastar a ameaça de outras doenças crônicas.
Os métodos de diagnóstico englobam o exame de PSA, que mede o nível de antígeno prostático específico no sangue, e o toque retal, que avalia o tamanho e a consistência da próstata. Vale ressaltar, entretanto, que a realização desses procedimentos não é prescrita automaticamente a pacientes sem sintomas específicos. Esses exames são recomendados somente em caso de suspeita. Portanto, somente um profissional de saúde pode avaliar casos particulares, levando-se em conta critérios médicos.
Os servidores da UFF interessados em esclarecer dúvidas sobre o tema ou ainda agendar uma consulta com o urologista do ambulatório da Divisão de Assistência à Saúde (DAS)/Casq/Progepe devem enviar um e-mail para sme.das.casq@id.uff.br.