Notícia

UFF e Prefeitura de Niterói firmam parceria para incubação de empresas

A Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Fundação Euclides da Cunha (FEC) e a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, firmou nesta terça-feira (11) uma importante colaboração para a incubação de empresas. O projeto, denominado Acelera Niterói, visa criar oportunidades e enfrentar desafios utilizando conhecimento qualificado e promovendo a geração de ideias de negócios, aceleração e incubação de startups. O programa contempla a incubação e aceleração de 30 startups alinhadas às áreas de resultado do Planejamento Estratégico Niterói que Queremos (NQQ), com foco em Saúde, Economia Criativa, Economia do Mar, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Energias Renováveis, considerando como eixos transversais as áreas de Cidades Inteligentes e Sustentabilidade. As fases do programa incluem Ideação, Pré-Incubação, Incubação, Aceleração e Graduação. As startups selecionadas receberão uma subvenção econômica de até R$ 80 mil para o desenvolvimento de seus negócios. A divulgação do programa e o lançamento do edital estão previstos para agosto.

O reitor da UFF, Antônio Cláudio da Nóbrega, ressalta como a ação em conjunto ajuda no desenvolvimento de Niterói.

“Esse movimento nos dá oportunidade de fazer funcionar a chamada tripla hélice, de funcionamento governo, academia e empresas, criando emprego e renda. Fixando em Niterói as boas ideias tanto da UFF quanto da sociedade, é importante dizer que é aberto a todos, mas a gente espera que a nossa universidade possa também contribuir para que esse movimento de geração de emprego e renda, de boas ideias e que a gente possa trazer soluções para a sociedade e se integrar cada vez mais com o município.”

O diretor-presidente da Fundação Euclides da Cunha (FEC), Alberto Di Sabbato, apresenta expectativas sobre o programa.

“A Fundação Euclides da Cunha se sente privilegiada em participar de mais uma parceria com a Prefeitura de Niterói e a Universidade Federal Fluminense. Temos a certeza de que o programa Acelera Niterói será fundamental para o impulsionamento do desenvolvimento econômico e social da cidade, promovendo inovação, capacitação e oportunidades para empreendedores locais. Iniciativas como essa são essenciais para construir um futuro mais próspero e inclusivo para todas as pessoas que vivem e atuam em Niterói.”

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a importância dessa nova colaboração entre a administração municipal e a universidade.

“Hoje iniciamos uma grande parceria para a formação e apoio a startups em Niterói com o projeto Acelera Niterói. A universidade oferece suporte acadêmico a essas iniciativas, enquanto a prefeitura contribuirá, inclusive com apoio financeiro, para as organizações e startups selecionadas pelo edital que será lançado. Temos uma grande perspectiva de incentivar essas iniciativas de tecnologia e gerar oportunidades aqui em Niterói”, disse Axel.

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação será responsável pela gestão do projeto, que visa fortalecer o Ecossistema de Inovação ao aproximar empresas e instituições de pesquisa e desenvolvimento de startups. A secretária Valéria Braga explicou que qualquer instituição pode participar do edital.

“O Acelera Niterói é um projeto que vem sendo construído junto à UFF e à Fundação Euclides da Cunha há algum tempo. O modelo de trabalho apoiará as cinco áreas prioritárias de inovação em Niterói. Vamos abrir um edital onde todos poderão participar da fase de concepção de ideias. As ideias selecionadas entrarão em um processo de incubação e as mais maduras seguirão para a fase de aceleração, que contará com uma subvenção econômica. Esperamos apoiar essas iniciativas e fomentar o desenvolvimento econômico com muita troca entre startups, universidade e governo, fortalecendo todo o ecossistema de inovação de Niterói”, explicou a secretária.

A parceria entre a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura de Niterói é uma oportunidade para fortalecer o ecossistema de inovação e economia na cidade, unindo os recursos acadêmicos da UFF com o suporte financeiro e administrativo da prefeitura. Com este projeto, para além de novas ideias e startups, há o fomento do desenvolvimento econômico local, que beneficia a sociedade como um todo e consolida a UFF e Niterói como referências em desenvolvimento sustentável e tecnológico.

Pular para o conteúdo