No dia 16 de julho, a Quinta da Boa Vista, localizada na Alameda das Sapucaias, será o palco de um evento especial para celebrar o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador, os 75 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e os 205 anos do Museu Nacional. Sob o tema “Domingo com Ciência na Quinta”, a programação foi organizada pela SBPC em colaboração com entidades e instituições científicas do Rio de Janeiro, e contará com a participação da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP), trazendo atividades de popularização da ciência de diferentes estados brasileiros e países latino-americanos.
Nesta edição, a Universidade Federal Fluminense (UFF) terá uma participação de destaque, com mais de 24 projetos que serão apresentados durante o evento. A UFF, reconhecida pelo seu compromisso com a pesquisa científica e sua contribuição para o desenvolvimento do país, se integra à celebração, reafirmando seu papel fundamental na produção e disseminação do conhecimento.
Para o reitor da UFF, o professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, ver este movimento acontecer e o envolvimento das instituições públicas de ensino superior é um símbolo de esperança para o país. “Este evento organizado pela SBPC visa marcar o retorno das políticas de apoio à ciência após o impacto causado pela pandemia da COVID-19 e pelo retrocesso vivenciado no âmbito federal. Portanto, é um momento de acreditar, cobrar e lutar. A UFF, como instituição de excelência acadêmica, continua desempenhando um papel fundamental no avanço da ciência e no desenvolvimento do país”, afirma o reitor.
Segundo a Pró-reitora de Pesquisa Pós Graduação e Inovação, profª Mônica Savedra, a UFF estará presente com projetos nas áreas de saúde, ciência e artes e inclusive nas áreas de história e política. “Atendendo a chamada feita não só pela própria SBPC, mas também ao convite de parceiros como ABCMC, os projetos estão sendo apoiados institucionalmente para podermos apresentar aquilo que a UFF é historicamente reconhecida, que é o contato direto e interação com a sociedade. Com seus inúmeros projetos de extensão e divulgação científica a UFF se faz presente nas nove cidades em que se faz presente com suas unidades acadêmicas e poderá levar amostra desse trabalho para esse evento maravilhoso”, explica a pró-reitora.
Com um total de mais de 150 atividades científicas provenientes de diversas instituições de ciência, tecnologia, educação e saúde, o evento espera receber um público estimado de 4.000 pessoas. Além da feira científica, que contará com a participação de 1.200 expositores, também haverá unidades móveis de museus itinerantes, proporcionando uma experiência enriquecedora para os visitantes. A expectativa é que tanto o número de atividades quanto o de visitantes superem as edições anteriores.
As atividades terão início às 9 horas, e às 12 horas está programado um momento especial para a celebração conjunta desse importante dia, com breves pronunciamentos de representantes da comunidade científica. A participação do público é essencial para a construção de um grande evento que reafirme a importância da ciência e impulsione a recuperação do setor no país.