Notícia

Professor da UFF recebe premiação por pesquisa sobre enchentes no Rio Grande do Sul

Rodrigo Amado, professor adjunto do Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente da Universidade Federal Fluminense (UFF), conquistou o primeiro lugar no II Fórum Luso-Hispano-Brasileiro de Hidráulica Fluvial (FLUHIDROS) e no XVI Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos (ENES) com sua pesquisa sobre a viabilidade da abertura de um novo canal na Lagoa dos Patos como medida para mitigar as enchentes em Porto Alegre. A pesquisa, desenvolvida em parceria com colegas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), contou com a participação de dois alunos da UFF, Daniel Maia e Roberta Reis, que contribuíram na modelagem computacional do projeto.

O professor destaca a importância do reconhecimento em um simpósio de alcance nacional, ressaltando o impacto positivo na motivação dos alunos envolvidos.

“É gratificante ver o entusiasmo deles e sentir que nossa pesquisa pode oferecer uma contribuição informativa em um momento de crise, especialmente quando se discutiam soluções sem embasamento técnico para as enchentes no Rio Grande do Sul”, afirma.

A escolha do tema surgiu da inquietação do pesquisador ao observar autoridades sugerindo a abertura de um canal de 15 km na Lagoa dos Patos como uma solução rápida para o escoamento da água das enchentes em Porto Alegre.

“Essa ideia acabou sendo descartada devido aos sérios problemas que acarretaria, como a salinização da lagoa, mas ninguém havia se perguntado se realmente seria uma solução eficaz para escoar a cheia nas regiões afetadas”, explica Amado. Sua pesquisa demonstrou que essa intervenção seria pouco eficiente e que alternativas mais viáveis existem para a mitigação das cheias.

Entre as alternativas apresentadas, Amado destaca a recuperação do sistema de proteção contra inundações de Porto Alegre, que inclui diques, comportas e estações de bombeamento, projetados para evitar a entrada das águas do Rio Guaíba na cidade. Outra opção considerada é a dragagem da desembocadura do Rio Guaíba, que mostrou-se uma solução mais barata e com resultados similares ao da abertura do canal.

O professor reforça o papel da UFF em sua trajetória acadêmica e no desenvolvimento da pesquisa. “A participação da UFF tem sido fundamental, desde as instalações até a visibilidade alcançada pelo nome da universidade”, destaca.

Com o prêmio recebido, Rodrigo Amado planeja continuar aprimorando a modelagem computacional e investigar outras configurações e intervenções possíveis para mitigar os impactos das enchentes. Ele ressalta que a solução principal para Porto Alegre é colocar o sistema de proteção contra inundações para funcionar, mas que soluções similares devem ser pensadas para outras cidades afetadas.

“Nosso objetivo é oferecer respostas bem fundamentadas para que as decisões sejam tomadas com base em dados e simulações precisas”, conclui.