UFF promove avanços na Capacitação e Qualificação dos servidores

A Universidade Federal Fluminense (UFF) tem se destacado pelo compromisso com o desenvolvimento de seus servidores técnico-administrativos, investindo de forma contínua em programas de capacitação e qualificação. Nos últimos anos, a gestão da universidade, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, implementou diversas iniciativas para aprimorar as competências de seus profissionais, garantindo melhores condições de trabalho e promovendo um ambiente de constante aprendizagem.

Segundo o reitor da UFF, professor Antonio Claudio da Nóbrega, esses avanços refletem o esforço da universidade em fortalecer sua atuação por meio da valorização de seus profissionais.

“Temos nos dedicado com afinco para promover avanços que fortalecem a capacitação dos nossos servidores, entendendo que são eles o alicerce do desenvolvimento institucional. Nosso compromisso é proporcionar oportunidades contínuas de qualificação, alinhadas à missão da universidade de oferecer um ambiente de excelência acadêmica e administrativa. Valorizar nossos servidores é essencial para garantir o progresso da UFF como uma universidade pública de  referência, cada vez mais preparada para enfrentar os desafios da sociedade atual”, afirma o reitor.

Aumento das vagas nos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado)

Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de vagas para os técnicos administrativos nos programas de pós-graduação. Em 2019, foram preenchidas 16 vagas, entre mestrado e doutorado, e, em 2024, esse número dobrou, alcançando 32 vagas, o que representa um crescimento de 100%. Essa expansão foi possível graças à ampliação do Programa de Qualificação Institucional (PQI), que recebeu um investimento de R$167 mil em 2024, permitindo que mais servidores tivessem acesso à formação de mestrado e doutorado.

Fortalecimento e investimento na Escola de Governança

Outro marco importante foi o fortalecimento da Escola de Governança em Gestão Pública (EGGP). Com um novo espaço no térreo da Reitoria, no antigo Banco do Brasil, a Escola agora conta com uma infraestrutura adequada para a realização de atividades presenciais, incluindo a criação de uma sala de aula destinada a cursos e treinamentos. Além disso, o orçamento da EGGP foi reforçado neste ano, o que permitiu a ampliação e manutenção dos programas de capacitação oferecidos.

A Escola, por meio do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), tem sido responsável por coordenar diversas iniciativas voltadas ao aprimoramento dos servidores. Dentre os novos projetos estão o curso de Heteroidentificação, voltado para as comissões de concursos públicos, o curso de Diversidade e Inclusão para docentes e o curso de Gestão Financeira/Orçamentária, realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Administração. Neste ano, mais de 50 servidores foram beneficiados pelo Programa Apoio a Iniciativas de Capacitação, que cobre inscrições em eventos e cursos externos, além de viagens e diárias, quando necessário.

Aumento dos recursos do PQUFF

O Programa de Qualificação da UFF (PQUFF) também recebeu importantes aportes nos últimos anos. Em 2024, o valor das bolsas para servidores passou de até R$ 3.000,00 para até R$ 4.000,00 por servidor, com um total de R$ 200 mil previstos em recursos. Nos últimos três anos, o investimento no PQUFF foi superior ao inicialmente previsto em edital, com um aumento de 20% de 2022 para 2023 e uma previsão de crescimento de 33,33% para 2024.

Em consonância com os princípios e a visão da Administração Central da UFF, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) tem alcançado resultados que refletem o compromisso da UFF em valorizar seus profissionais e promover o desenvolvimento contínuo.

“O objetivo ao favorecer o aprimoramento das competências dos servidores da universidade não reside apenas em motivar um melhor desempenho técnico, mas, sobretudo, proporcionar a melhoria da qualidade de vida no ambiente laboral. A Progepe tem como um de seus principais pilares a valorização do servidor, sendo as ações de capacitação e de qualificação indispensáveis para o alcance deste objetivo. Cabe destacar que o desenvolvimento contínuo do servidor se constitui como política estruturante estratégica da Instituição, integrando o Plano de Desenvolvimento Institucional”, destaca a Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Aline Marques.

Programa de Universalização em Línguas Estrangeiras (PULE),

Outra forma de capacitação oferecida aos servidores da UFF é por meio do Programa de Universalização de Línguas Estrangeiras (PULE), que possibilita o aprendizado de idiomas estrangeiros. Esse programa, coordenado pela Superintendência de Relações Internacionais, contribui diretamente para o desenvolvimento das habilidades linguísticas necessárias para o fortalecimento da internacionalização da universidade, ampliando a atuação global da instituição. Os cursos, com duração de três semestres, são uma oportunidade valiosa para o aprimoramento profissional e acadêmico do corpo técnico da UFF.