Sobre a Edição 2018
A 15ª edição da Agenda Acadêmica será realizada entre os dias 15 e 20 de outubro. O evento anual tem como objetivo divulgar os programas e projetos de ensino, extensão e pesquisa realizados na UFF à sociedade, além de promover a integração da comunidade interna de alunos, professores e servidores de todos os campi. Neste ano, o tema do evento é a “Ciência para a Redução das Desigualdades”. A Agenda está inserida na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que acontece no mesmo período e com a mesma temática em todo o país.
A iniciativa conta com uma expressiva participação dos projetos artísticos musicais desenvolvidos na Universidade. A abertura oficial será realizada no Centro de Artes da UFF (Ceart) à partir das 18h no dia 16 de outubro, com a apresentação da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF. Nos dois dias que se sucedem – 17 e 18 de outubro – haverá nos Jardins da Reitoria, também às 18h, a apresentação do Coral da UFF, sob a regência do músico Márcio Selles. Já o encerramento, no dia 19 de outubro, das 16h às 18h, será no auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água (NAB), no campus da Praia Vermelha, contará a apresentação do grupo Música Antiga da UFF.
A coordenadora da Agenda, professora Geralda Freire Marques, explica a participação da Pró Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) no evento, “agora teremos uma representatividade expressiva dos técnicos administrativos. A Progepe pela primeira vez apresentará uma atividade durante a Agenda”. Além disso, segundo ela, a integração dos funcionários também será maior do que em edições anteriores, “os servidores técnico-administrativos, vão apresentar peças teatrais, esquetes, e outras atividades relacionadas na programação”, exemplifica.
A coordenadora Geralda Freire Marques fala dos esforços da atual gestão e das pró-reitorias para realizarem um evento 100% produzido pela UFF. “Por conta de não termos um orçamento específico para a Agenda, contamos com a parceria das diversas pró-reitorias e do reitor e do vice-reitor, que também estão empenhados para o sucesso do evento. Temos também as unidades fora de sede se esmerando em suas programações, todos mobilizados para a Agenda”.
Atividades
A Faculdade de Nutrição é um dos que estarão presentes no evento, disponibilizando um leque de atividades. Segunda a coordenadora, professora Gabrielle Rocha, “estaremos oferecendo oficinas de avaliação e orientação nutricional – para pessoas com doenças cardiovasculares, diabetes e outros -, tenda de rotulagem , oficina vegetariana e oficina vegana. “Todas as atividades foram definidas a partir de solicitações de alunos, projetos de extensão vigentes e outras atividades em que docentes e discentes podem compartilhar e dividir conhecimentos com a comunidade acadêmica”, ressalta.
A responsável pela oficina de Nutrição Vegetariana Estrita, Professora Vânia Nakajima, falou um pouco sobre as atividades: “na parte da manhã será feita uma palestra abordando alguns temas que causam dúvidas entre os vegetarianos e veganos, como a adequação nutricional, quais nutrientes podem ser mais limitantes, e como ofertar uma alimentação equilibrada sem o consumo de alimentos de origem animal. Ainda, será discutido o tema da nutrição vegana no esporte. No período da tarde será feita uma oficina prática, ensinando aos participantes algumas receitas veganas que podem ser incorporadas no dia a dia”.
O Projeto Conheça UFF, que recebe pelo menos 400 alunos do ensino médio durante a Agenda, também estará presente na edição deste ano. O responsável pelo Conheça UFF, Renato Vasconcellos, falou conosco sobre as atividades que serão ofertadas por eles aos estudantes de ensino médio da região no dia 17 de outubro, de 9 às 17h, no campus do Gragoatá – blocos D, P e O. “Nós estamos oferecendo uma apresentação geral da universidade. Que mostram as possibilidade de intercâmbio, as bolsas de assistência estudantil, tanto o campus de Niterói como os fora de sede, valorizamos a estrutura da UFF como um todo e os pilares da instituição. Além de uma palestra geral, convidamos estudantes para falar sobre seus cursos de graduação, sobre sua experiência. Oferecemos também visitas a alguns espaços da universidade, como a casa da descoberta e o Instituto Biomédico”, adianta. A divulgação do convite é feita pelas redes sociais do Conheça UFF.
A Diretora do Centro de Apoio Acadêmico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Márcia Ribeiro, divulgou as atividades oferecidas pela Proaes. “Vamos ter a Semana do Desenvolvimento Acadêmico, com apresentação dos projetos ligados a bolsa de desenvolvimento acadêmico. No dia 18 de outubro, o minicurso Desvendando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e uma roda de conversa sobre a permanência do aluno com deficiência na universidade, iniciativa do Núcleo Sensibiliza UFF. No dia 16, um colóquio sobre assistência estudantil com destaque para as bolsas sociais e o apoio que oferecemos aos alunos. Já, no dia 19 teremos uma premiação para a entrega dos certificados aos alunos participantes da 4ª Semana de Desenvolvimento Acadêmico no auditório do NAB”.
A edição deste ano conta com a Tenda Musical oferecida pelo Red Bull Music Breaktime Sessions onde alunos e funcionários puderam inscrever suas bandas para se apresentarem na Tenda. E a edição também conta com a Tenda das Artes – Expressa UFF – no Campus do Gragoatá. A coordenadora da Agenda fala sobre a novidade, “vai ser um local onde os talentos da universidade nas mais diversas áreas poderão se apresentar. Nas áreas de música, teatro, e outras. Estão programadas roda de conversa sobre assédio, concurso de bandas, apresentação das atléticas, de yoga e muito mais. Qualquer outra expressão cultural terá espaço nas Tendas. Essa é o grande diferencial do evento esse ano”.
Esse ano, a universidade disponibilizará transporte para que os estudantes de outras localidades possam comparecer nas atividades realizadas em Niterói, e para que também possam participar das premiações que ocorrerão durante esses dias. Além disso, serão oferecidas refeições para viabilizar o comparecimento desses alunos. “Vamos oferecer transporte para discentes, professores e técnicos administrativos das unidades de fora, virem e retornarem. A Proad está conosco nessa iniciativa e a Proaes disponibilizará mil refeições para alunos que vêm de fora e daqui também, para todos terem condições de participar”, destaca Geralda.
O vice-diretor do polo universitário de Campos dos Goytacazes, professor Crisóstomo Lima, reafirma a importância desse auxílio aos estudantes. “É de extrema relevância o aprimoramento da rede e estrutura de apoio para o deslocamento e acolhimento de nossos alunos e professores na sede por conta das atividades que participaremos em Niterói. O longo tempo de deslocamento e o desgaste decorrente da viagem requerem a melhor estrutura possível de recepção de nossos discentes e docentes que nos representam neste importante evento de publicidade e entrelaçamento dos projetos e ações acadêmicas de nossa universidade.
Agenda fora da sede
As atividades da Agenda Acadêmica serão realizadas simultaneamente em outras unidades do estado. Os campi de Santo Antônio de Pádua, Macaé, Rio das Ostras, Petrópolis, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo e Volta Redonda contarão com diversas tendas, palestras, oficinas, entre outros.
O responsável pela Semana de Ciência e Tecnologia no INFES-Pádua, professor Marcelo Simão, divulgou os eventos que acontecerão na Unidade: haverá palestra de abertura dia 15 às 18h sobre “Ciência para Redução das Desigualdades” seguida de uma mesa redonda para discussão do tema. Nos dias 17, 18 e 19 – das 9h às 17h – haverá a Física na Tenda, aberta à comunidade. e também oficinas específicas dos cursos presentes no Campus, apresentação dos trabalhos de mestrado, Tenda de Cinema com apresentação de filmes – dia 16 e 17, às 19h -, seguidos por debates. “Além disso, apresentaremos uma atividade que todo ano é muito apreciada pela comunidade local, a Tenda de Astronomia, com observação do céu noturno – dias 17 e 18, de 18:30 às 21:00”-. A população daqui, como é uma cidade de interior, é carente de atividades, principalmente as acadêmicas. Todo ano recebemos no evento muitos alunos de escolas públicas do município”.
No campus de Macaé, o presidente da comissão da agenda acadêmica, o professor de Direito Benedicto Patrão, falou sobre as atividades que acontecerão no município. “A palestra de abertura será no dia 15, 16h, em conjunto com a UFRJ, já que aqui dividimos o mesmo campus. O tema será “Ciência para Redução das Desigualdades” e as atividades se estenderão até a quinta-feira, dia 18, com alguns eventos comuns aos três cursos do campus e outros específicos para cada um. No Direito, teremos um colóquio sobre as novas tendências do processo civil, um evento falando sobre as profissões jurídicas e um debate sobre o empreendedorismo privado versus a carreira pública, com a presença do presidente da OAB de Macaé e o juiz da segunda vara cível do município”.
O professor Crisóstomo Lima ressalta as atividades que acontecerão na unidade de Campos dos Goytacazes nos dias da Agenda. “Todas as comissões dos eventos integrantes da Agenda de Campos procuram desenvolver as programações das primeiras etapas, que ocorrem no Instituto de modo a conciliá-las com as etapas posteriores, que ocorrem na sede. É importante destacar também a Mostra de Extensão, que se desenvolve conjuntamente com o Instituto Federal Fluminense – IFF, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e que se constitui num grande evento de publicização dos projetos de extensão desenvolvidos na região pela UFF e pelas demais instituições públicas de ensino superior.” Ele acrescenta que no período também haverá no Instituto as primeiras etapas da Semana de Monitoria (SDA), Semana de Extensão e a Mostra de Extensão em conjunto com o IFF, UENF e UFRRJ”.
Programação
Para mais informações sobre a programação e sobre como se inscrever nas atividades acesse o link da Agenda.