Em compasso com o Dia Nacional da Saúde, a UFF lançou o programa “Semeando Saúde, Colhendo Qualidade de Vida”, com o fim de promover múltiplas ações de promoção e proteção à saúde do servidor (técnico-administrativo e docente), incluindo atendimento e avaliação multiprofissional, especializada e customizada.

Alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional gerido pela administração central da UFF e executada pela Casq/Progepe, a iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do servidor, a partir de medidas de controle de fatores de risco – a cargo de núcleos de atendimento. Conheça a seguir as propostas.

Núcleo de Prevenção Cardiovascular

Servidores ativos que apresentem fatores de risco cardiovasculares, tais como alterações em perfil lipídico, níveis glicêmicos, sobrepeso ou obesidade, detectados em avaliação médica (exames periódicos ou admissionais), nos ambulatórios da Divisão de Assistência à Saúde (DAS), recebem um programa personalizado, após avaliação da equipe de fisioterapia, nutrição e psicologia. A ideia é melhorar as condições de saúde e implementar mudanças no estilo de vida do servidor por meio de metas  preestabelecidas  a serem seguidas por 3 a 4 meses, prorrogáveis por mais dois meses, totalizando o máximo de 6 meses.

Núcleo de Atenção à Dor Crônica

Disfunções musculares ou nos ossos (inclusive diagnósticos de fibromialgia, doença reumatológica que causa dor na musculatura) podem levar o servidor a integrar 2 projetos diferentes. No programa Escola da Coluna, o servidor avaliado é encaminhado pela equipe de fisioterapia e recebe orientações sobre técnicas de fortalecimento e alongamento muscular, além de instruções sobre respiração, nutrição, bem como orientações quanto à adequação de móveis e equipamentos usados no ambiente de trabalho.

Dentro do mesmo núcleo, ainda tem o Programa de Acupuntura. Para participar dos serviços, é necessário o encaminhamento da equipe médica e de fisioterapia da Divisão de Assistência à Saúde (DAS), ou exames admissional ou periódico da Divisão de Promoção e Vigilância em Saúde. O agendamento pode ser feito pelo e-mail (dpvs.casq.progepe@id.uff.br).

Programa Atenção à Apneia do Sono

Paralelamente aos sinais de alerta às dores crônicas dos servidores, a equipe de fisioterapia também atua na identificação, avaliação e orientação em relação ao aparecimento dos sintomas relacionados à Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), recomendando o uso do CPAP – dispositivo de pressão positiva contínua nas vias aéreas. Interessados devem fazer contato por e-mail (dpvs.casq.progepe@id.uff.br) ou QR code dos folders/cartazes.

Pular para o conteúdo