Expansão qualificada é a expressão que define a atuação da Universidade Federal Fluminense nos últimos anos. Presente em onze municípios no estado do Rio de Janeiro e em Oriximiná no Pará e com o maior quantitativo de estudantes matriculados na graduação, segundo dados do Ministério da Educação, a UFF cresce à medida que investe em ações de ensino, pesquisa e extensão, em políticas de inclusão e no aprimoramento de estratégias para ampliar a capacidade de trabalho dos departamentos de ensino, cursos de graduação e programa de pós-graduação, como o Programa de Fortalecimento do Corpo Docente (PFCD).
Em consonância com os objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o PFCD
consiste na estruturação de um conjunto de medidas para atender as demandas da comunidade acadêmica, além de consolidar cursos recentemente criados e ampliar a capacidade produtiva dos departamentos de ensino, com a contratação de novos professores. O referido Programa se apresenta como uma continuidade de iniciativas recentes, como a distribuição de nove vagas (oito destinadas aos campi interiorizados), decorrente do trabalho minucioso de gestão do banco de professores equivalentes (BPEq), e a conquista de setenta novas vagas, resultado da negociação com a Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (SESU-MEC).
De acordo com o professor Ricardo Carrano, Coordenador de Pessoal Docente da UFF, o Programa foi pensado a partir do diálogo com as diversas Unidades Acadêmicas em todos os campi da universidade e tem como premissas fundamentais o respeito e o estímulo à autonomia dos Departamentos de Ensino e o reconhecimento do importante papel do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), como fórum de discussão e deliberação de estratégias acadêmicas institucionais. “Através do PFCD, a Administração desempenha seu papel propositivo e integrador, apresentando um conjunto de ações articuladas entre si, que buscam atender, a um só tempo, demandas históricas de nossa comunidade e propor novas abordagens de organização acadêmica. Em síntese, o Programa busca corrigir distorções do passado, mas também aponta para o futuro e para os anseios da sociedade brasileira”, corrobora o docente.
O Programa se estrutura com base em três linhas de ação:
Medida 1 – Plano de estímulo à contratação de professores visitantes
A proposta é o lançamento de editais para que os Departamentos de Ensino selecionem professores visitantes brasileiros ou estrangeiros, de acordo com o perfil mais interessante para o fortalecimento de suas atividades, seja no âmbito do ensino, da pesquisa e/ou da extensão. Outro viés é a ampliação de uma iniciativa já adotada pela universidade em outros momentos, com a publicação de edital específico para seleção de pesquisadores em topo de carreira, visando atuação em programas de pós-graduação stricto sensu.
Medida 2 – Plano de incentivo à dedicação exclusiva
Com mais de 3470 docentes ativos, a UFF vem aprimorando o gerenciamento do Banco de Professores Equivalentes (BPEq) com a implementação de metodologia para o controle das informações sobre lotação, carga horária e código de vaga com mais exatidão e agilidade, algo que permite o aumento da carga horária docente, sempre em consonância com as estratégias de departamentos, e sem a necessidade de utilizar pontuação de vacância dos departamentos Logo, a proposta do plano é instituir a distribuição de pontos extras aos departamentos interessados na conversão de regimes de docentes para dedicação exclusiva, visto ser esta a modalidade que potencializa a contribuição do professor nos pilares múltiplos da pesquisa, do ensino e da extensão.
Medida 3 – Plano de distribuição de vagas docentes permanentes
Esta medida prevê, primariamente, a utilização das 70 vagas conquistadas, via SESU-MEC, para a consolidação de cursos, com a correção de distorções históricas. Outra proposta é a criação de grupos interdepartamentais sob a forma de Redes de Estudos Transversais para tratar de temas complexos e dos desafios globais, atuais e emergentes, da sociedade.
O objetivo é que ambas as iniciativas sejam encaminhadas para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) para discussão e deliberação. Além disso, pretende-se manter um pequeno quantitativo de vagas como reserva técnica do BPEq para cumprimento de decisões judiciais e outras questões de caráter emergencial.
Em breve, os planos do Programa de Fortalecimento de Pessoal Docente (PFCD) serão colocados em prática a fim de que se estabeleçam novas abordagens de organização acadêmica na UFF. Em junho será publicada a Chamada para o Plano de Incentivo à Dedicação Exclusiva. Já as demais medidas vão ser discutidas junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) nos meses subsequentes.