Notícia

Professor da UFF recebe honraria internacional por contribuições em Pesquisa Operacional

Foto de homem branco de barba e cabelos grisalhos, vestindo terno marrom e blusa preta.

O professor Celso Ribeiro, do programa de pós-graduação do Instituto de Computação da UFF, acaba de ser nomeado para a classe de Fellows INFORMS 2024, um dos mais altos reconhecimentos no campo da pesquisa operacional e análise. A INFORMS, principal associação internacional para ciências de decisão e dados, nomeia anualmente uma nova classe de “fellows”, composta por líderes que se destacam por suas contribuições inovadoras para a área.

Ribeiro está sendo homenageado em virtude da pesquisa de algoritmos em metaheurísticas e de métodos de solução de problemas de otimização de torneios de esportes e suas aplicações; da sua liderança no desenvolvimento da pesquisa operacional internacionalmente; e do seu serviço profissional.

“Celso Ribeiro, ao lado da distinta classe de Fellows INFORMS 2024, representa o ápice da excelência em pesquisa operacional e análise,” disse Elena Gerstmann, diretora executiva da INFORMS. “O trabalho do Dr. Ribeiro teve um impacto duradouro no campo e reflete sua dedicação a promover um mundo melhor por meio de decisões mais inteligentes”, conclui a diretora.

O professor da UFF comemora essa importante conquista: “A INFORMS  é a maior instituição profissional e científica nas áreas de Pesquisa Operacional e Ciências da Gestão. Ser nomeado como “INFORMS Fellow” representa uma grande honraria e o reconhecimento de minhas contribuições científicas e da minha liderança profissional internacional no desenvolvimento da Pesquisa Operacional”, enfatiza Ribeiro.

O reconhecimento recebido pelo professor Celso Ribeiro evidencia a qualidade e o compromisso do corpo docente da UFF em contribuir significativamente para o avanço da ciência e do conhecimento em diferentes áreas de atuação.

A concessão da honraria será na Reunião Anual da INFORMS 2024, que ocorrerá de 20 a 23 de outubro em Seattle, Washington.

Sobre a INFORMS
A INFORMS avança e promove a ciência e a tecnologia da tomada de decisões para salvar vidas, economizar recursos e resolver problemas. Os membros da INFORMS apoiam organizações e governos em todos os níveis enquanto trabalham para transformar dados em informações e informações em insights que levam a resultados mais eficientes, eficazes, equitativos e impactantes. Os mais de 12.000 membros da INFORMS compõem uma comunidade internacional diversificada e robusta de profissionais, pesquisadores, educadores e estudantes de várias áreas.