Notícia

UFF e prefeitura de Niterói inauguram pista de atletismo Aída dos Santos

Equipamento atende aos padrões internacionais de competição e será palco do GP Brasil de atletismo

A Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Prefeitura de Niterói inauguram, dia 13/05, às 11h, o novo complexo de Atletismo Aida dos Santos no campus Gragoatá. O projeto, que contou com um investimento de R$14,6 milhões, representa um avanço para o desenvolvimento educacional, social e esportivo, estando alinhado aos padrões internacionais de competição.

O novo complexo atlético tem o objetivo de se tornar um centro de desenvolvimento esportivo, educacional e social para a cidade e a região. Com instalações de ponta, a pista promete ser um polo para treinamento profissional, enquanto também oferece oportunidades de lazer e esporte para toda a comunidade. O reitor da UFF, professor Antônio Claudio, destaca que a pista é uma oportunidade para a promoção do esporte, pesquisas acadêmicas e do bem estar da população como um todo.

“Este Complexo se configura como um verdadeiro instrumento de inclusão e integração social, além de ser um vetor de promoção do esporte, da saúde e excelência acadêmica. Ele amplia nosso campus, transformando-o em um espaço de encontro e desenvolvimento contínuo, beneficiando tanto nossa comunidade acadêmica quanto toda a população niteroiense. Agradecemos a parceria da Prefeitura de Niterói pela construção deste importante equipamento social.”

A inauguração deste complexo representa um avanço significativo para o esporte local, além de posicionar Niterói como um centro de destaque para eventos esportivos de grande porte. O primeiro deles será o Grande Prêmio Brasil de Atletismo, última etapa das classificatórias para os Jogos Olímpicos de Paris, agendado para 19 de maio, e o Campeonato Brasileiro Sub 20, nos dias 7 e 9 de junho.

A inauguração deste espaço representa uma significativa revitalização do centro da cidade, integrando-se ao Complexo Esportivo de Niterói um amplo complexo esportivo. O prefeito de Niterói, Axel Grael ressalta que o empreendimento  trará a oportunidade de crescer e se destacar no esporte.

“Vamos entregar para a população de Niterói a pista de atletismo mais bem estruturada do estado do Rio. Essa revitalização vai beneficiar atletas, a comunidade acadêmica e toda a sociedade civil. Seremos palco de eventos nacionais e internacionais, intercâmbio entre culturas e mais um ponto de resistência do esporte brasileiro. Queremos ver nossos talentos chegarem cada vez mais longe! Estou muito ansioso para ver esse espaço sendo usado para treinos, competições e realizações de sonhos.”

UNIÃO ENTRE ESPORTE E CIÊNCIA

O diretor do instituto de Educação Física da UFF, professor Luiz Tadeu Paes de Almeida, relata que esta pista será muito benéfica para os futuros atletas, projetos e trabalhos acadêmicos: “Esse Complexo pode vir a se transformar em um laboratório de ensino, pesquisa e extensão para o Instituto e a UFF. De imediato, o curso de graduação em educação física vai poder usufruir do espaço para oferecer suas atividades de ensino de futebol e de atletismo.”

O projeto não só beneficia estudantes e professores do Instituto de Educação Física da UFF, que utilizarão o espaço para aulas práticas, mas também oferece à comunidade local uma excelente opção de lazer e prática esportiva. A expectativa é que o complexo incentive ainda mais a prática de esportes na cidade, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos niteroienses.

NOVA ESTRUTURA REVITALIZA O ATLETISMO NO RIO

O complexo também inclui instalações para diversas modalidades atléticas, como salto em altura, salto com vara, salto triplo e em distância, além de contar com placar eletrônico, campo de grama natural, iluminação noturna, vestiários e salas administrativas. Completando a infraestrutura, há ainda uma pista de caminhada e áreas específicas para corridas de 100 metros e circuitos ovais de 400 metros.

A pista também possui equipamentos para outros esportes e espaços administrativos. Foto: Leonardo Simplício

Para garantir a certificação da pista conforme os padrões internacionais e facilitar a realização de grandes eventos esportivos, a UFF contou com a colaboração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBat) e da Federação Estadual de Atletismo do Rio (FERAt). A Federação irá colaborar com as normas de uso da pista, trazer eventos esportivos, apoio às atividades socioesportivas e disponibilizar as diretorias técnicas e de arbitragem.

Robson Maia, presidente da Federação de Atletismo do Rio de Janeiro (FERat) destaca a singularidade da pista no estado e identifica a obra como uma oportunidade da retomada do esporte no Rio: “O Rio de Janeiro sempre teve protagonismo no atletismo com grandes atletas e resultados, principalmente nas provas de velocidade. No entanto, o fechamento do Estádio Célio de Barros Negreiros, em 2013, provocou um fluxo migratório de atletas para outros estados, mas com esta pista será possível iniciar um novo ciclo de planejamento para o esporte. Este equipamento é o mais completo dentro de um padrão internacional para as competições. Além disso, a localização da pista ao lado da Baía de Guanabara, é uma inspiração aos atletas, conclui.”

 

 

Pular para o conteúdo