A Formação e Desenvolvimento Profissional é atualmente um dos eixos de valorização profissional na UFF. Tanto técnicos quanto docentes podem se beneficiar dessas oportunidades de desenvolvimento na carreira. Você conhece essas oportunidades?

Apoio a Iniciativas de Capacitação (AIC)

Se você precisa de conhecimentos mais específicos a partir de congressos, palestras ou cursos exclusivos, a saída é usar o AIC. O programa garante diárias e passagens terrestres e aéreas, no intuito de possibilitar a participação do corpo técnico e docente em eventos no país com duração máxima de 5 dias; e ainda  custeia cursos de capacitação e/ou aperfeiçoamento, de educação não-formal, que tenham duração máxima de 12 meses e sejam realizados em Território Nacional, na modalidade on-line, híbrida ou presencial. Em 2022, 96 servidores foram beneficiados e o edital deste ano já está disponível. Saiba mais sobre os critérios de concessão e como fazer o pedido: EDITAL AIC 2023.

PQI (Programa de Qualificação Profissional)

Trata-se da oferta de vagas adicionais em Programas de Pós-graduação stricto sensu (cursos de mestrado e doutorado) a técnicos administrativos e docentes. A iniciativa garante repasses orçamentários aos PPGs que destinam vagas a mais em seus processos seletivos somente para servidores. O mais importante é que tudo isso é gratuito e ainda pode incidir no seu aumento salarial, por meio do incentivo à qualificação. Quanto ao conteúdo, os cursos ofertados são oferecidos no intuito de aumentar o capital intelectual, sendo uma oportunidade única para você se especializar em algum campo do seu interesse e até mesmo em área relacionada ao ambiente de trabalho. Por isso, fique atento ao Portal de Editais, ao site EGGP e aos e-mails enviados pela Progepe com as notificações sobre as oportunidades que surgem.

Gratuidade em cursos de pós-graduação

Caso deseje um caminho mais rápido, também há a oportunidade de frequentar cursos na própria UFF que oferecem turmas pagas, na modalidade lato sensu (especialização e MBA), com reserva de 10% das vagas com gratuidade para servidores (técnicos e docentes). São cursos de menor duração, grande parte na modalidade on-line e que também são válidos para a concessão de percentual de Incentivo à Qualificação. Saiba mais sobre como solicitar a isenção de taxa e gratuidade: Base de conhecimento para abertura de processo e fique atento ao site EGGP.

PQUFF (Auxílio à Qualificação)

Outra possibilidade é buscar o Auxílio à Qualificação (PQUFF), que pode ser usado para custear um curso de educação formal, com limite de até R$ 300,00 mensais pelo prazo de até 10 meses. Um dos critérios usados na concessão do benefício é a ponderação na escolha de cursos que tenham relação direta com o ambiente organizacional em que o servidor atua, tempo de casa, entre outros. Em 2022, a universidade ofereceu 76 bolsas, sendo 17 para a graduação, 19 para especialização e a outra metade para mestrado e doutorado. A oportunidade é válida para técnicos administrativos e docentes.

Para outras informações, acesse “Capacitação EGGP“.

Pular para o conteúdo