A universidade está planejando para o 2º semestre de 2005 uma novidade para seus alunos: um curso seqüencial de complementação de estudos em empreendedorismo e inovação. O curso faz parte do Programa Integrado de Empreendedorismo e Inovação, que tem como objetivos promover a capacidade empreendedora do aluno e integrar o ensino de empreendedorismo com pesquisa e extensão por meio da articulação e da retroalimentação do sistema de inovação da universidade com setores como as incubadoras, as empresas juniores e os núcleos de estudos, por exemplo.
“A atitude empreendedora é muito importante a partir do momento em que a lógica do mercado de trabalho está mudando. O curso deverá ampliar o horizonte do aluno, tornando-o mais pró-ativo. Pode melhorar seu desempenho como empregado, mas também suas condições para criar o próprio negócio”, afirma Nancy Pedrozo, assistente da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos.
Finanças, criatividade, gestão da inovação e do conhecimento e marketing são alguns dos temas que serão apresentados. O curso seqüencial dura dois anos e é formado por sete disciplinas obrigatórias. Terá carga horária de 224 horas, metade presencial, metade à distância. Serão elegíveis para participar do curso alunos dos cursos de graduação da UFF de todas as áreas a partir do terceiro período.