Pular para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Notícia

Novo programa otimiza gestão financeira das unidades da UFF

Notícia antiga

Esta notícia faz parte de um esforço da Universidade Federal Fluminense de conservar, em acervo, conteúdos de comunicação produzidos anteriormente. Notícias de anos anteriores a 2015 estavam armazenadas originalmente em noticias.uff.br e foram migradas para este website. Informações como e-mails, telefones, links, arquivos etc. poderão não existir atualmente, portanto, recomendamos atenção a leitura.

Funcionários das 20 unidades gestoras de orçamento da UFF participaram de um curso para aprender a lidar com o Consiafi, no dia 23 de janeiro. O programa, que fornece relatórios financeiros específicos de cada unidade, começa a ser utilizado na universidade a partir de fevereiro.

Quanto foi gasto em material no último mês? Quanto custou uma obra? Qual a atual disponibilidade de recursos? O Consiafi facilitará a obtenção de respostas para essas e muitas outras perguntas. O aplicativo coloca à disposição dos usuários dados extraídos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo (Siafi), que controla a execução financeira e orçamentária de todos os órgãos federais.

O Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF) funcionará como o servidor em que todos os dados extraídos do Siafi serão armazenados. Estes dados, antes enviados às Unidades Ordenadoras de Despesa por um relatório mensal, agora poderão ser acessados por seus usuários por meio de senha através de qualquer computador conectado à Rede UFF ou à internet.

Melhor gerenciamento dos recursos

Cada usuário poderá gerar as informações de que precisa, a partir dos dados disponíveis, de forma mais rápida e precisa. “Com o Consiafi, será possível fazer um melhor gerenciamento dos recursos, já que ele dá uma visão mais oportuna daquilo que é executado”, destaca a diretora do DCF, Miriam Lepsch.

No curso, que ocorreu no dia 23, no laboratório de informática da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, funcionários de todas as unidades gestoras foram apresentados às ferramentas do Consiafi. “Esse aplicativo transforma os dados brutos oferecidos pelo Siafi em informações específicas”, explica o dono da empresa idealizadora do programa e ministrador do curso, Ricardo Seroa da Motta.

O aplicativo é facilmente operado mesmo por quem não tem conhecimentos técnicos de contabilidade e, por oferecer informações mais detalhadas, facilita a compreensão dos relatórios, identificando exatamente como, em que e por quem os recursos são gastos. “Esses relatórios facilitam o acompanhamento do trabalho pelos gestores. Os relatórios do Siafi são muito técnicos. Agora fica mais fácil prestar contas”, diz o chefe do Serviço de Contabilidade e Finanças do Huap, uma das unidades gestoras de orçamento da UFF, Elias Gabriel Aidê.

Para as nove unidades que, como o Huap são unidades gestoras executoras (UGE) e, portanto, têm maior autonomia, o Consiafi será uma outra forma de obtenção de dados, já que elas têm acesso direto ao Siafi. Para as unidades gestoras responsáveis (UGR), que, até então, dependiam do DCF tanto para executar suas ordens quanto para conseguir informações, o programa será uma forma imediata de controlar o orçamento. “Agora a informação fica disponível com maior agilidade e da forma como preferirmos”, afirma Emília Ferreira, assistente administrativa da Superintendência de Recursos Humanos, uma das UGR.

Além da UFF, a UnB é a única universidade federal que utiliza o programa dessa forma. O Consiafi estará vinculado ao Sistema de Informações da UFF, que faz parte da proposta de agilidade e transparência da gestão administrativa da universidade.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.