Focada no aperfeiçoamento do ambiente institucional, das práticas de trabalho e da carreira de técnicos administrativos e docentes, a UFF lançou mais uma edição do edital do Programa de Qualificação Institucional (PQI). Serão investidos R$ 352.800,00 em programas de pós-graduação stricto sensu que disponibilizarem vagas adicionais em educação, para servidores(as), em editais de ingresso para cursos de mestrado e/ou doutorado.
Segundo o reitor Antonio Claudio da Nóbrega, o PQI foi criado em 2018 com uma meta estratégica e social. “Tínhamos um objetivo muito claro e avançamos muito desde sua criação: o desenvolvimento institucional através das pessoas. Consequentemente, o Programa beneficia a prestação de serviços à sociedade e a valorização dos profissionais da UFF, que por meio da qualificação, podem elevar sua carreira. O PQI é estratégico e prioritário para nós. Por isso estamos lançando novamente o edital, mesmo em meio a dificuldades orçamentárias graves”, celebra.
Nesta edição, para os anos de 2022 e 2023, estão previstas um total de até 25 vagas para cursos de mestrado e de 10 vagas para cursos de doutorado. No entanto, segundo o edital, caso haja ampliação de recursos, novas oportunidades poderão ser disponibilizadas.
A publicação do Edital foi realizada por meio de uma ação de Gestão Integrada entre a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi). A gestão do programa ficou delegada à Escola de Governança em Gestão Pública (EGGP/Progepe). Segundo a pró-reitora de gestão de pessoas, Aline Marques, o PQI é uma dentre tantas outras iniciativas da universidade que contribui para o desenvolvimento dos(as) servidores(as), tanto docentes, quanto técnico-administrativos, favorecendo a melhoria da universidade como um todo, proporcionando mais qualificação para os fazeres.
“Este é um programa novo e estamos procurando aperfeiçoar a cada nova edição, de forma a alcançar mais servidores(as) e melhor atender aos Programas de Pós-graduação que aderem a ele”, ressalta a Pró-reitora de Gestão de Pessoas.
A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Profª. Andréa Latge, explica que o projeto PQI tem sido divulgado entre os diferentes Programas de Pós-graduação que seguem aderindo aos editais lançados, ampliando de forma planejada as oportunidades oferecidas aos servidores.
“A cada edital lançado de PQI, as ofertas de qualificação se multiplicam, inclusive em termos de ofertas de doutorado. Nossos servidores ao se integrarem nos programas aumentam os recursos disponíveis para a realização das pesquisas que serão desenvolvidas, criando um ambiente científico adequado para a boa formação acadêmica e profissional. A integração de nossos servidores também nos espaços acadêmicos representa um ganho enorme para a construção de uma universidade mais plural e qualificada para enfrentar os desafios atuais”, conclui Andréa.
Dúvidas e contatos sobre o PQI deverão ser direcionados para: eggp.progepe@id.uff.br com menção, no campo “assunto” da mensagem, ao termo “PQI”.
Acesse aqui o edital: http://www.editais.uff.br/7588
Saiba mais sobre o PQI: https://www.uff.br/?q=noticias/14-11-2018/programa-de-qualificacao-insti…