Notícia

Professor da UFF está entre os cem pesquisadores brasileiros com maior impacto internacional em Ciência Política e Relações Internacionais

O professor Thiago Rodrigues, do Instituto de Estudos Estratégicos (Inest) da UFF, foi recentemente reconhecido pela AD Scientific Index, uma das mais prestigiadas plataformas de medição de impacto científico no mundo. O ranking divulgado elegeu os 100 pesquisadores brasileiros com o maior impacto internacional em suas publicações na área de Ciência Política e Relações Internacionais, e o professor Thiago Rodrigues ocupa a 74ª posição, o que representa uma importante conquista para a UFF e para sua área de atuação.

Este reconhecimento é ainda mais relevante, pois coloca o professor Thiago como o melhor classificado em sua geração de pesquisadores na área de Relações Internacionais no Brasil, além de ser o único docente da UFF a figurar entre os pesquisadores dessa lista. O ranking da AD Scientific Index leva em consideração diversos indicadores, como a quantidade e a relevância das publicações científicas, o número de citações recebidas e a repercussão internacional da pesquisa, evidenciando a qualidade e o impacto do trabalho desenvolvido pelo pesquisador. 

“O AD Scientific Index foi criado em 2021 por Murat Alper e Cihan Doger, dois cientistas turcos incomodados com as métricas de avaliação científica que privilegiavam mais o prestígio das revistas do que a qualidade ou o impacto dos artigos em si. Isso fortalecia uma sobrevalorização das revistas publicadas no Norte Global, com textos em inglês e, principalmente, de autores anglo-saxônicos. O AD Scientifc Index considera elementos como o Índice H do Google Scholar, que mede o número total de citações de um dado texto durante um período de tempo, independentemente da revista e do idioma do artigo”, explica Thiago.

Atualmente, o professor Thiago Rodrigues é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ2) e desenvolve atividades de ensino e pesquisa no Inest, onde leciona para a graduação em Relações Internacionais e para os programas de Mestrado e Doutorado em Estudos Estratégicos (PPGEST). Ele também é pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Marx e os Marxismos (Niep-Marx/UFF) e coordenador do Laboratório de Pesquisa Segurança e Defesa nas Américas (SeDeAMERICAS/UFF), onde contribui com importantes estudos sobre segurança internacional e defesa, com um olhar crítico sobre as dinâmicas das Américas.

Para a comunidade acadêmica da UFF, este reconhecimento representa um motivo de orgulho e é um reflexo do compromisso da universidade com a produção científica de qualidade e com o incentivo ao desenvolvimento de pesquisas que geram impactos positivos para a sociedade e para o cenário internacional. “Ser docente e pesquisador na UFF desde 2010 me ofereceu a estabilidade, a interlocução e os incentivos na pós-graduação para conduzir grupos de pesquisa e formar estudantes que compuseram minha equipe. A produção científica nunca é um processo individual, apesar das muitas horas de trabalho solitário”, conclui.

Pular para o conteúdo