Notícia

Enade: 88% dos cursos da UFF receberam conceito "muito bom" ou "ótimo"

Os resultados do Enade 2018 foram divulgados na última sexta-feira, dia 4 de outubro, e a Universidade Federal Fluminense tem motivos de sobra para comemorar. Oitenta e oito por cento dos nossos cursos de graduação receberam conceito 4 (44%), equivalente a “muito bom”, e 5 (44%), equivalente a “ótimo”. As notas são distribuídas numa escala de 1 a 5, sendo 1 o menor e 5 o maior. Em 2015, tínhamos dezoito por cento dos cursos com conceito 5; cinquenta por cento dos cursos com conceito 4, o que demonstra a significativa evolução dos resultados obtidos pela UFF nos últimos quatro anos.

Segundo o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, este é um resultado do esforço e trabalho dos próprios estudantes junto a seus professores. “A gestão tem articulado ações e dado uma atenção especial aos indicadores que refletem nossa qualidade à sociedade, como por meio da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), além de conversas com os cursos e reuniões institucionais, todas orientadas para mostrarmos a nossa excelência e quem realmente somos”, ressalta.

No Enade 2018, foram avaliados em todo o país cursos de Bacharelado em Ciências Sociais Aplicadas e áreas afins, Ciências Humanas e áreas afins que não tenham cursos também avaliados no âmbito das licenciaturas e cursos superiores de tecnologia nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design. Dentre os dez melhores do Brasil de cada área estão os cursos de Bacharelado em Turismo (Niterói) e Bacharelado em Administração Pública presencial (Volta Redonda), que foram os terceiros melhores em suas respectivas áreas de avaliação.

A UFF, através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) implementa políticas e diretrizes visando o sucesso acadêmico, para que seus cursos de graduação possam prosseguir em processo de permanente avaliação das condições de oferta e melhoria contínua no caminho da excelência. “O resultado Enade demonstra a importância da universidade pública, gratuita, de qualidade e referenciada socialmente. O excelente desempenho da UFF nesta e em outras avaliações, contou com a parceria da Prograd e da Comissão Própria de Avaliação da UFF que, de forma articulada, criaram um ambiente de valorização e integração das ações relacionadas aos processos avaliativos da universidade, tanto internos quanto externos, junto à comunidade acadêmica. Termos 88% dos cursos avaliados com conceito muito bom e ótimo demonstra nosso compromisso com o sucesso acadêmico e responsabilidade com a sociedade que nos financia por meio de seus impostos”, afirma a pró-reitora de graduação, Alexandra Anastacio Monteiro Silva.

Os resultados dos cursos de graduação nas avaliações realizadas pelo MEC no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) brindam o esforço da comunidade acadêmica da UFF, uma das maiores universidades do país, na sua missão institucional de promover, de forma integrada, a produção e difusão do conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural, e a formação de um cidadão imbuído de valores éticos que, com competência técnica, contribua para o desenvolvimento autossustentado do Brasil, com responsabilidade social.

Tecnólogo em Processos Gerenciais: melhor curso do Brasil

Cabe destacar o resultado do curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais, com o melhor conceito Enade contínuo em todo o Brasil na sua área de avaliação. Com grade curricular focada na criação e administração de empresas, o curso tem o objetivo de formar profissionais para gestão empresarial com capacidade empreendedora e ampla visão gerencial e analítica, bem como busca desenvolver a capacidade de aplicação de técnicas gerenciais para a gestão de processos, produtos e serviços.

O coordenador Favio Akioshi e a vice-coordenadora Daniella Munhoz pontuam que os resultados da avaliação se devem ao fato de contarem com professores qualificados que têm participação ativa nas atividades acadêmicas do curso e que se mantêm engajados na motivação dos estudantes no processo de aprendizagem. Além de um quadro excelente de técnicos servidores que busca fornecer o suporte e apoio necessário para as iniciativas realizadas no curso. “O Tecnólogo em Processos Gerenciais teve em sua avaliação atual o resultado do desempenho dos estudantes. A avaliação anterior foi feita ‘in loco’ por avaliadores representantes do MEC. Estas duas avaliações se complementam mostrando que caminhamos na direção certa e que continuamos com a preocupação por inovações no ensino”, destaca Favio.

Diante dos desafios que a educação enfrenta no Brasil, figurar o ranking nacional em ótima colocação comprova que os esforços da UFF em cumprir seu papel como promotora do conhecimento surtem efeitos que ressoam nas avaliações. Para os coordenadores do curso, felizmente, os resultados mostram que as universidades públicas continuam oferecendo serviços de qualidade à sociedade, formando profissionais competentes e apresentando resultados de pesquisas que podem melhorar a vida das pessoas. “A cultura e o clima organizacional na instituição é propício para o fomento de ações que visam a melhoria contínua dos serviços educacionais, com investimentos nas áreas do Ensino, Pesquisa e Extensão. Vale lembrar também que metade dos alunos que entra na UFF faz parte da política de ação afirmativa, seja por condições econômicas ou sociais desfavoráveis. A missão é árdua, mas a universidade procura sempre fazer os melhores esforços para contribuir na formação de profissionais capacitados e também de pessoas mais participativas na construção de um mundo melhor”, conclui Daniella.

Pular para o conteúdo