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PDPA: Educação para Riscos Ambientais: uma cultura de formação e prevenção

Inundações, enchentes, deslizamentos, bem como outros desastres ambientais acontecem em Niterói e em cidades de todo o país. O que não se sabe pela maioria da população é que a maioria dos riscos ambientais podem ser prevenidos, além de evitar grandes fatalidades, preservar o patrimônio público e salvar muitas vidas. Esta é uma das propostas apresentadas pelo projeto lançado pelo Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) , realizado pela Prefeitura de Niterói, em parceria com a Universidade Federal Fluminense(UFF) e a Fundação Euclides da Cunha(FEC).

“Reforçamos sempre o papel da educação e ciência para solução dos problemas locais e nacionais. O Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) foi um grande avanço Niterói, são dezenas de projetos focados em trazer melhorias para a cidade, em diferentes setores: saúde, meio ambiente, educação, economia etc. O projeto de Educação para Riscos Ambientais envolve uma equipe de alto nível dos Institutos de Geociências e Química e certamente construirá um legado para os profissionais da nossa cidade, nossas crianças e consequentemente para o futuro!” Comemora o reitor da UFF, prof. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

“O projeto, de cunho extensionista, tem como objetivo elaborar e ministrar um curso de formação continuada para professores da rede pública municipal de Niterói sobre a Temática de Educação para Riscos Ambientais. O curso de Formação Continuada para os docentes da Rede Municipal de Educação de Niterói sobre “Educação para Riscos Ambientais” propicia ampliar a difusão das informações sobre riscos (deslizamentos, inundações etc.) e possibilidades do surgimento de uma cultura de prevenção na cidade.” Explica a coordenadora do curso, a professora Carla Maciel Salgado.

Durante os dois anos de duração do projeto, serão formadas quatro turmas de docentes com aulas ao longo de quatro meses, com encontros síncronos e assíncronos, nas quais será privilegiada a articulação entre teoria e prática para a discussão de fatores naturais e antrópicos na geração de riscos ambientais, formação e conservação de solos, importância da biodiversidade edáfica.

O público alvo do curso compreende professores de diferentes áreas do conhecimento, como ciências, história, geografia, português, pedagogia, entre outras, criando condições para um debate interdisciplinar para a abordagem dos conceitos e temas relacionados a riscos ambientais. Com o aperfeiçoamento da formação de professores espera-se difundir o conhecimento sobre Riscos Ambientais não somente para alunos do Ensino Fundamental, mas também a toda comunidade escolar.

Atualmente, o projeto está concluindo os materiais e recursos didáticos pertinentes a aulas síncronas e assíncronas do curso Educação para Riscos Ambientais. “Neste mês estarão abertas as inscrições para os professores do Ensino Fundamental I e II da rede pública de Niterói. No próximo, serão iniciadas aulas quinzenais para as turmas 1 e 2, havendo 25 vagas para cada turma.. Em 2022, daremos continuidade com as turmas 3 e 4, novamente com 25 vagas para cada turma”, explica a coordenadora do projeto.

A equipe é composta por pesquisadores e professores dos institutos de Geociência e Química: Carla Maciel Salgado, coordenadora, Itaynara Batista, vice-coordenadora, Reiner Olíbano Rosas e Gabriel Nuto Nóbrega, além de estudantes de graduação dos cursos de Geografia, Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente e Desenho Industrial: Maria Beatriz Silva de Mello, Andressa Machado Bacha, Flávio Henrique Sardinha da Rocha, Jessica Paraibuna Ferreira, Juliana de Castro Silva de Souza, Rayane da Silva Paiva, André Luiz Navas Magalhães e Lucas Gonçalves Mureb.

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