O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres no mundo inteiro e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.
Aqui na UFF, segundo dados a Coordenação de Atenção Integral à Saude e Qualidade e Servidor (Casq/Progepe), a doença foi a 15ª causa de afastamento do trabalho esse ano. Por isso, a prevenção e a atenção aos sinais são essenciais.
Principais sinais e sintomas suspeitos
Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Vale lembrar que homens também podem ser acometidos pela doença.
Principais causas
A causa é multifatorial e os fatores relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres são: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo e exposição à radiação ionizante.
Contribuem para o surgimento da doença, os aspectos da vida reprodutiva da mulher como: primeira menstruação antes de 12 anos de idade, não ter filhos, primeira gravidez depois de 30 anos, parar de menstruar depois de 55 anos, terapia de reposição hormonal mais de 5 anos e o histórico familiar de câncer de mama e ovário.
Prevenção e serviços oferecidos na UFF
Vá ao médico com regularidade e participe dos exames médicos periódicos oferecidos pela Universidade Federal Fluminense. A mamografia está contemplada entre os exames para mulheres acima de 50 anos de idade e é totalmente gratuita. Inclusive, a próxima rodada de convocações está se aproximando. Fique de olho no SouGov.
É a UFF cuidando das pessoas!